Foram 408 cervejas premiadas, entre 4.147 amostras de 567 cervejarias de 21 estados do país. A 12ª edição do Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC) contou com mais de 100 jurados, de 21 países – escolhidos pela sua reconhecida experiência em avaliar a bebida.
Tanto o julgamento quanto a premiação ocorreram no Clube Caça e Tiro Velha Central, em Blumenau (SC) – e a revelação foi ontem (quarta-feira – 06/03). No total foram entregues 127 medalhas de ouro, 141 de prata e 140 de bronze.
“Esses números significam novos recordes em uma competição já considerada a maior do mundo em cervejas independentes. Inovamos sempre e neste ano não foi diferente, com o reconhecimento de cervejas com uma Nota Comercial, fato inédito nas Américas.”, disse Develon da Rocha, presidente da Semana da Cerveja Brasileira, que segue até sábado (09) com o Festival Brasileiro de Cervejas e o SC Gourmet, focado em gastronomia e negócios. Ambos começam nesta quinta-feira (07), às 19h, na Vila Germânica.
Sobre a Nota Comercial, Rocha explica que a pontuação já é adotada no vinho em todo o mundo e, a partir dessa premiação, uma revolução na avaliação das cervejas pelo público.
“Ao fim do concurso, as cervejarias agraciadas poderão exibir em seus rótulos o selo de sua pontuação. Assim terão como inserir em seus rótulos esta importante informação de qualidade e prestígio aos consumidores”, afirma.
Renato Campos Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae catarinense, parabenizou a organização. “A cerveja movimenta uma cadeia produtiva muito forte no Brasil inteiro. Em Santa Catarina esta vocação é ainda mais especial. Afinal, Blumenau é considerada a Capital Brasileira da Cerveja”, comentou.
Justificando todo o apoio e patrocínio, Vicente Scalia, analista de Negócios do Sebrae Nacional, disse que “todos os eventos da Semana da Cerveja Brasileira corroboram com a missão do Sebrae. Principalmente porque o mercado cervejeiro brasileiro é formado em sua maioria por micro e pequenas empresas. Além disso, os eventos reúnem perfis diferenciados. Dos negócios ao turismo”.
Mais informações: www.semanadacervejabrasileira.com.br
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).