Conheça as ações de educação ambiental realizadas em Pomerode

Compartilhe esta notícia:

O ano de 2023 foi marcado por diversos acontecimentos envolvendo as mudanças climáticas e o meio ambiente. Em momentos como este, é importante unir forças para minimizar os desastres e proteger a população. E é através deste propósito, que o Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) encerra as atividades deste ano celebrando a atuação intensa através da educação ambiental de forma contínua e permanente no município de Pomerode.

Contando com a participação voluntária dos membros do Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA), foram realizados projetos voltados para a educação e meio ambiente, com algumas ações pontuais de conscientização para promover a sustentabilidade no município. Entre as principais atividades, se destacam:

  1. Semana Municipal da Água: durante a Semana Municipal da Água, o ProMEA concentrou esforços na conscientização sobre o descarte inadequado de resíduos e sua relação direta com a contaminação da água. A participação ativa dos alunos na pintura de bueiros em escolas foi uma estratégia inovadora para educar e conscientizar.
  1. II Formação Continuada de Educação Ambiental: uma formação de 20 horas proporcionou a capacitação de 40 profissionais da educação, abordando temas como compostagem e horta, com visitas técnicas à Epagri de Itajaí, com o objetivo de conhecer o sistema de compostagem.
  1. Junho Verde: o mês de junho foi marcado por mais de 40 ações, envolvendo escolas, empresas, Samae e GIEA. Oficinas de sabão, compostagem, plantio de árvores, visita ao Parque Girassol, mutirão de limpeza e pedalada em prol da sustentabilidade foram apenas algumas das atividades realizadas.
  1. Dia Mundial da Limpeza: em parceria com o Grupo Escoteiro Pomerano e Samae Pomerode, o objetivo foi coletar resíduos descartados inadequadamente nas ruas da cidade, contando com 30 voluntários engajados.

Além destes projetos, o ProMEA promoveu também atividades de compostagem nas unidades escolares, que foram complementados com uma série de vídeos sobre as técnicas de compostagem, manual de compostagem e visita à Epagri. 20 unidades escolares participaram desta ação.

O Projeto Vale Plantar também foi um referencial no que diz respeito à educação ambiental ao longo do ano. Com o objetivo de recuperar áreas públicas e privadas degradadas das cidades participantes do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), a ação visa plantar uma árvore por habitante até o fim de 2024. Pomerode possui a meta de 30 mil árvores, e encerra o ano de 2023 com quase 60% da meta alcançada, totalizando 19.623 árvores plantadas. Os plantios são contabilizados no arvorômetro do Vale Plantar e podem ser consultados em tempo real.

O ProMEA também contabilizou a participação em um evento sustentável do município. A Festa do Borrego adotou práticas sustentáveis como copos reutilizáveis, gerenciamento de resíduos, compostagem de orgânicos e espaço de educação ambiental, todas as ações realizadas em parceria com o GIEA.

Para finalizar o ano, o grupo recebeu o Troféu Formiguinha, através do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. O reconhecimento foi destinado às instituições parceiras do Programa “Penso, Logo Destino” (PLD), em um evento que reuniu mais de 100 municípios catarinenses em Nova Veneza. O prêmio foi criado como forma de reconhecimento aos agentes multiplicadores da Logística Reversa que foram destaque em 2023.

Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável

Atualmente, o ProMEA engloba sete dos 17 Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), sendo eles:

4 – Educação de qualidade;

6 – Água potável e saneamento;

11 – Cidades e comunidades sustentáveis;

12 – Consumo e produção responsáveis;

13 – Ação contra a mudança global do clima;

14 – Vida na água;

15 – Vida terrestre.

          Para Mayra Trierveiler Rego, coordenadora do GIEA, 2023 foi um ano de muitos desafios e conquistas na área da educação ambiental. “Organizamos e participamos de um número expressivo de atividades, engajando a comunidade, crianças e adultos, e trazendo a percepção de que precisamos cuidar do nosso planeta e do meio ambiente. É gratificante poder ver o reconhecimento e como as ações que realizamos impactam a vida das pessoas e de toda a sociedade”, conclui.


ProMEA Pomerode

O Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) é um instrumento de gestão ambiental que visa estimular um processo de desenvolvimento sustentável em Pomerode. Instituído a partir da Política Municipal de Educação Ambiental (Lei nº 3088), consolidada em abril de 2020, propõe integrar todas as pessoas e entidades que atuam com educação ambiental, de forma a torná-la contínua e permanente nas agendas dos órgãos públicos e privados. Para isso, foi constituído o Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA), formado por representantes das seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Pomerode, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Seplan), Secretaria de Saúde (Sesa), Secretaria de Educação e Formação Empreendedora (Sefe), Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pomerode (Apae), Associação Comercial e Industrial de Pomerode (Acip), Câmara de Diretores Lojistas de Pomerode (CDL Pomerode), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pomerode (Asseapo), Bioparque Zoo Pomerode (Fundação Hermann Weege) e Grupo Escoteiro Pomerano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *