Ao completar 16 anos de história, a tradicional cervejaria artesanal catarinense Das Bier aposta na inovação e também no crescimento do mercado de cerveja artesanais sem álcool. Atualmente, com 10 rótulos, sendo dois não alcoólicos, a cervejaria reforça a recente tendência da busca do consumidor por essas bebidas.
“A nossa expectativa agora para 2023 é dobrar a produção das sem álcool e incrementar as nossas vendas nos nossos espaços e parceiros”, conta a diretora da Das Bier, Larissa Schmitt.
Um dos exemplos de crescimento deste segmento no mercado cervejeiro foi a obrigatoriedade de pontos de venda de cerveja sem álcool durante a 37ª edição da Oktoberfest de Blumenau. Para atender essa demanda, a Das Bier dobrou a produção sem álcool e levou para a maior festa alemã das américas duas opções, incluindo a cerveja com medalha de ouro no Concurso Brasileiro da Cerveja em 2022: a Kaffee Bier. A outra cerveja foi a Australian Pale Ale sem álcool, que possui sabor e aroma de frutas e cítrico, que também foi reconhecida e premiada no Brasil Beer Cup, que em 2022 teve a edição realizada em Florianópolis.
Produzida desde 2020, a Australian Pale Ale foi a única inscrita pela Das Bier para ser avaliada por mais de 70 jurados nacionais e internacionais, que avaliaram cerca de 2 mil amostras às cegas. Em 2022, o Brasil Beer Cup teve participação de 325 cervejarias, sendo de 19 diferentes estados brasileiros e de outros países como Alemanha, Argentina, Bélgica, Chile e Uruguai. A realização e a curadoria técnica do evento são do Science of Beer Institute.
Tradição e pioneirismo no mercado de cerveja artesanal sem álcool
A cervejaria foi uma das precursoras na região a produzir a bebida sem álcool de forma artesanal. Iniciou há dois anos com a Australian Pale Ale e segue em crescimento, registrando atualmente um aumento de 52% na produção. Larissa afirma que as opções sem álcool já representam 43% das vendas da Das Bier, embora a cervejaria não foque na comercialização de produtos pasteurizados.
“A produção artesanal sem álcool é cheia de desafios, pois passa por processos diferentes das industrializadas, mas nós optamos por fazer, pois tínhamos uma procura muito grande dos nossos clientes. E eles sempre queriam algo que saísse do tradicional”, acrescenta.
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