O comércio varejista de Balneário Camboriú tem expectativa de aquecimento nas vendas para o Dia das Mães. Apesar das pesquisas da Fecomércio SC mostrarem um crescimento de 23% na intenção de compras para a data, o crescimento real das vendas deve alcançar crescimento de 2,5% em Balneário Camboriú – acima dos 1,9% da expectativa nacional – de acordo com projeção do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Balneário Camboriú e Camboriú (Sindilojas).

Apesar da relevância do Dia das Mães para o varejo – a data é considerada o “Natal do primeiro semestre” – o crescimento real menos expressivo nas vendas pode ser atribuído, principalmente, ao encarecimento do crédito. Dados do Banco Central apontam que a taxa média de juros para pessoas físicas atingiu 56,3% ao ano, o maior patamar desde agosto de 2023. Adicionalmente, o comprometimento da renda familiar com dívidas tem apresentado uma tendência de alta, alcançando 30,6% do orçamento médio, o maior índice em quase dois anos.
Intenção de compras X projeção de vendas
É importante, contudo, distinguir a intenção de compra do índice real de expectativa de vendas. Embora pesquisas como a da Fecomércio SC, indiquem que os consumidores relatem a intenção de gastar 23% maior neste ano com o presente de Dia das Mães, o Sindilojas de Balneário Camboriú calcula um crescimento real muito parecido com o que prevê a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que mostra que a efetivação dessas intenções em vendas concretas pode apresentar um resultado distinto.
“Diante desse cenário, os comerciantes de Balneário Camboriú se preparam para o Dia das Mães buscando estratégias para atrair os consumidores, mesmo com as restrições financeiras. A expectativa é que, apesar do crescimento modesto, a data continue sendo um importante impulsionador para o varejo local”, pontua Rosemari Tomazoni, presidente do Sindilojas de Balneário Camboriú e Camboriú.
Para o estado de Santa Catarina, a CNC calcula uma movimentação de aproximadamente R$ 895,87 milhões. Tradicionalmente, o setor de vestuário, calçados e acessórios deve liderar as vendas, com uma previsão de faturamento em nível nacional de R$ 5,63 bilhões e um crescimento projetado de 6,2%. Em seguida, destacam-se os segmentos de farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos (R$ 3,02 bilhões) e estabelecimentos especializados em utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$ 1,85 bilhão).

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