Dia do dermatologista reforça a atenção com a saúde da pele

Compartilhe esta notícia:

Os cuidados da pele, seja para se manter saudável, seja para fins estéticos precisam da orientação de um médico dermatologista. A categoria possui um dia alusivo à atividade, o 5 de fevereiro, dia da criação da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A data, além da celebração, é uma oportunidade de divulgação das atividades e da orientação aos cuidados com a pele.

A procura pelo profissional dedicado ao setor é indicada como fundamental para a prevenção, monitoramento e tratamento de possíveis doenças de pele. “Muitas das doenças com grande risco aos pacientes precisam de olhos treinados para fazer a identificação e a frequência na procura por dermatologistas é por esse motivo. Sendo identificadas de forma precoce, muitas doenças conseguem ser curadas ou controladas sem grandes danos ao paciente”, orienta o dermatologista Jorge Luiz Battisti Archer.

Na rotina das famílias, a atenção com possíveis sinais do corpo para lesões são indicadas pelo médico como parte importante na prevenção. Ele reforça que os efeitos de danos na pele são de longo prazo e exigem cuidado ao longo da vida. Um aliado que deveria fazer parte da rotina, sobretudo, no verão, em dias de sol ou nublados, é o filtro solar.

Membro da Associação Brusquense de Medicina (ABM) faz alerta e sugestões para cuidado de rotina e prevenção. Divulgação

O médico dermatologista, membro da Associação Brusquense de Medicina (ABM) salienta a necessidade de reaplicar o produto a cada três horas ou, de forma mais frequente, após a exposição à água. “Ele vai ajudar na prevenção do câncer de pele e do envelhecimento da pele, perda de colágeno e da juventude da pele”, afirma.

CUIDADOS

Ainda quanto às indicações com um foco em uma pele mais saudável, ele destaca a importância do papel da observação. Manchas ou sinais que aparecem e apresentam modificações merecem uma atenção especial. “O que deve despertar alerta é o aumento, mudança de cor e a falta de cicatrização em pequenos machucados que não cicatrizam”, cita. Ele salienta que, normalmente, os pequenos ferimentos costumam levar até um mês para cicatrizar em uma pele saudável. Já ferimentos que levam mais tempo ou voltam a abrir no mesmo lugar podem ser um indicativo de tumor.

Para se manter uma pele saudável, segundo o médico, também é preciso atentar com a alimentação. Com a pele correspondendo a cerca de 20% do corpo e sendo o maior órgão da espécie humana, ele destaca a necessidade de se buscar um equilíbrio maior no consumo de alimentos, evitando excessos para para a preservação do organismo como um todo. Para os períodos mais quentes do ano, Archet recomenda a opção por frutas e o consumo redobrado de água.

Outras práticas rotineiras indicadas por ele estão relacionadas à temperatura da água que entra em contato com a pele e a forma como a limpeza, sobretudo após o uso de maquiagens, é feita. “Do ponto de vista dermatológico, a água quente vai deixar a pele muito seca, então, pessoas de idade mais avançada podem sofrer irritações, então, é mais interessante usar água morna”, indica.

Já quanto ao uso de maquiagem, ele reforça o cuidado necessário ao processo de limpeza. Muita pressão ou excesso de atrito no momento de retirar os produtos podem gerar lesões e o aparecimento de cravos e espinhas podem ocorrer se a pele não for limpa corretamente. Além do cuidado, o  uso de sabonetes suaves são recomendados.

Entre os procedimentos estéticos, a popularização das harmonizações faciais têm dividido opiniões quanto aos resultados. Na avaliação do dermatologista, o processo exige parcimônia para atingir um efeito mais suave. A indicação que ele faz é por medidas focadas no controle de rugas, como o uso de toxina botulínica,  preenchimentos  e bioestimuladores do colágeno. Neste caso, a ressalva feita é para a duração dos resultados e a necessidade de reaplicações periódicas.

O período de início dos procedimentos também é um fator a ser levado em conta, De acordo com ele, caso as aplicações iniciem mais cedo, é possível reduzir os efeitos de áreas com dobras e rugas mais acentuadas.

1 comentário em “Dia do dermatologista reforça a atenção com a saúde da pele”

  1. Pingback: Dia do dermatologista reforça a atenção com a saúde da pele – Jornal Floripa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *