Empresa familiar se consolida como liderança na venda de soluções de higiene e limpeza

Compartilhe esta notícia:

Quando Harold Maul e Narcizo Budal Arins fundaram a Copapel em 1976, nunca imaginaram que sua pequena operação em Santa Catarina, voltada à distribuição de copos descartáveis e papel  sulfite e sanitários, se tornaria líder no mercado do Sul do Brasil na distribuição de soluções em higiene e limpeza profissional. “Em um cenário bastante desafiador na época, com logística limitada, pequeno portfólio e grandes concorrentes, a visão empreendedora, o cuidado no atendimento e os valores familiares foram fundamentais para moldar a empresa e garantir sua consolidação”, recorda Rangel Budal Arins, diretor comercial que pertence à nova geração de empreendedores da família dos fundadores.  

A empresa que iniciou sua trajetória com a missão de suprir demandas simples da região de Joinville, se tornou uma das referências de seu segmento de atuação, inclusive em nível nacional. Ela encerrou o ano de 2024 com faturamento superior a R$146 milhões e projeta ultrapassar os R$170 milhões em 2025. 

Empresa familiar com gestão profissional 

Segundo dados do IBGE, 90% das empresas brasileiras têm um perfil familiar, mas o que garante sucesso e longevidade para maioria delas é uma gestão eficiente. A Copapel é um exemplo de empresa com uma trajetória que reflete o sucesso de um modelo de gestão familiar que se adaptou às exigências de profissionalização e inovação do mercado. A terceira geração de seus fundadores atualmente está consolidada à frente da direção da empresa. 

Além de superar os obstáculos do início de sua trajetória para conquistar a confiança de um mercado ainda em formação, a Copapel enfrentou o desafio de equilibrar a tradição de uma empresa familiar com as demandas de modernização do mercado. O modelo de gestão inicial, mais próximo e intuitivo, precisou se transformar por conta das crescentes exigências de profissionalização e inovação. A partir de 2015, com a participação mais ativa das novas gerações das famílias Maul e Budal Arins, iniciou um processo gradual de modernização em processos, tecnologia, estruturas físicas, capacitação e valorização dos colaboradores, portfólio, relacionamento com os clientes e a expansão de serviços agregados para ir além da entrega de produtos de alta qualidade.

Rangel Budal Arins, diretor comercial da Copapel. Divulgação

Um dos marcos na trajetória de mais de quatro décadas da Copapel foi combinar o crescimento orgânico à expansão por conta da aquisição de competidores estratégicos. Foram quatro processos de consolidação desde 2022. “O crescimento por meio  de aquisições assertivas de empresas do nosso segmento nos permite expandir e consolidar a empresa no mercado, aumentar nossa eficiência operacional e presença em locais específicos. Pretendemos manter essa estratégia para os próximos anos”, pontua Budal Arins. 

A sucessão 

A trajetória da Copapel foi marcada por um processo gradual de integração das novas gerações, os preparando para assumir a empresa com a missão de manter os valores familiares e introduzir práticas profissionais para garantir a eficiência operacional. A partir disso, foram implementadas melhorias em áreas como gestão de qualidade, sustentabilidade e inovação tecnológica. “A continuidade entre as gerações, unindo a experiência dos fundadores com a inovação e inquietude da nova geração, garantiu que a Copapel permanecesse fiel a seus princípios, enquanto se adaptava aos novos desafios do mercado”, aponta o diretor comercial. 

Outro pilar para a transformação da empresa foi consolidado a partir de parcerias estratégicas com outras empresas, que culminou na criação da Allia — a maior rede de higiene e limpeza da América do Sul. A parceria ampliou o alcance da Copapel para patamares globais de alianças e benchmarking, reforçando seu compromisso em oferecer soluções profissionais, inovadoras e sustentáveis. 

Em seus 48 anos de atuação, a empresa manteve os valores familiares integrados à sua cultura organizacional. E o envolvimento dos líderes da empresa em todos os aspectos do negócio, desde a negociação até a entrega, ainda é uma marca de sua atuação. “Os princípios de honestidade, respeito, trabalho em equipe e compromisso com a comunidade são os nossos maiores legados deixados por nossos pais e avós, e moldam a maneira como fazemos negócios.”, finaliza. 

1 comentário em “Empresa familiar se consolida como liderança na venda de soluções de higiene e limpeza”

  1. Pingback: Empresa familiar se consolida como liderança na venda de soluções de higiene e limpeza – Agência 6 – Jornal Floripa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *