Neste mês de setembro, a Texneo, empresa têxtil referência em inovação e sustentabilidade localizada em Indaial, lança oficialmente o Instituto Texneo. A nova instituição, sem fins lucrativos, surge como uma associação privada de caráter assistencial, educacional, cultural e beneficente e que tem como objetivo potencializar as iniciativas sociais da empresa e de seus parceiros. O Instituto nasce com a missão de fortalecer o desenvolvimento humano e a inclusão social na comunidade em que a empresa está inserida.
Fundado em 1º de julho deste ano, o Instituto Texneo atua para centralizar as iniciativas de responsabilidade social da empresa, agindo como pilar social da companhia. A Gestora de ESG da Texneo e presidente da instituição, Francisleine Tomazoni Axt, conta que o desejo de criar o Instituto Texneo vem da vontade da família de estruturar suas ações sociais e ampliar o impacto positivo de suas iniciativas.
“O Instituto é uma forma genuína de deixar uma marca positiva para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo’, afirma.
Pilares de atuação do Instituto
Educação: Apoio a projetos que promovam a educação de qualidade, desde a alfabetização até a capacitação profissional, incluindo bolsas de estudo e suporte a instituições educacionais.
Esporte: Investimento em iniciativas que utilizam o esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento humano, com destaque para o incentivo ao paradesporto e a prática esportiva comunitária.
Inovação: Promoção de projetos que incentivem a inovação tecnológica e social, criando soluções inovadoras para desafios comunitários.
Empreendedorismo: Fomento ao empreendedorismo como meio de inclusão social e desenvolvimento econômico, por meio de programas de capacitação e apoio a micro e pequenas empresas.
A atuação do Instituto Texneo será pautada na promoção de atividades de relevância pública e social, com foco no desenvolvimento sustentável e na responsabilidade social. Essas ações visam assegurar a efetivação dos direitos socioassistenciais, contribuir para a criação de novos direitos, promover a cidadania e combater as desigualdades sociais.
Além disso, a entidade está comprometida em incentivar o voluntariado e apoiar iniciativas que gerem impactos sociais positivos, sempre com ênfase na sustentabilidade. A captação de recursos, seja por doações, prestação de serviços ou venda de produtos, também integra as atividades, garantindo o financiamento de projetos e ações.
Outro ponto fundamental é o suporte a eventos e projetos culturais, artísticos, esportivos e de lazer, que promovem interação social e cidadania. O Instituto Texneo poderá, ainda, gerenciar e executar projetos próprios ou de terceiros, utilizando ferramentas como as leis de incentivo fiscal e editais públicos e privados. Essa abordagem ampla permite ao Instituto atuar em diversas áreas, promovendo debates, simpósios, conferências, oficinas e cursos que incentivem o desenvolvimento técnico e o aprimoramento de habilidades.
A presidente do Instituto, Francisleine Tomazoni Axt, reforça que o papel da instituição é buscar um impacto social profundo e mensurável em todas as áreas de atuação.
“Cada projeto, cada campanha de arrecadação, cada iniciativa cultural ou educacional que apoiamos tem como foco a transformação real das comunidades em que atuamos. A Texneo está, cada vez mais, comprometida com o desenvolvimento sustentável e inovação. Acreditamos que, ao investir em educação, cultura, esporte e meio ambiente, estamos construindo um futuro mais justo e equilibrado para todos”, finaliza.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).
Pingback: Empresa têxtil de Indaial lança instituto voltado para ações sociais – Agência 6 – Jornal Floripa