Desde 2022, a parceria entre o Sebrae/SC e a Prefeitura de Ituporanga vem possibilitando o desenvolvimento de diversas ações de fortalecimento e qualificação do turismo local. O impulso está nos motes de Terra da Cebola e da Santa (Nossa Senhora de Lourdes) e do louvor, referências já consolidadas e que reforçam a potência religiosa e rural do município.
Além da definição de estratégias específicas para esses segmentos, outra ação prioritária da parceria foi a sensibilização da classe empresarial para estimular a formação de uma governança que aglutinasse o setor produtivo. Disso surgiu a Associação Visite Ituporanga, resultado da união de empreendedores de diversas áreas, como por exemplo, hospedagem, gastronomia, atrativos rurais, parque, comércio, entre outros.
A entidade foi inspirada no modelo de nome semelhante, criada em Pomerode, no Vale do Itajaí, e teve também insights das práticas de cidades turísticas, como Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul. “A ideia da associação é fortalecer ainda mais as estratégias de atração de visitantes, unindo a força empresarial de todos os segmentos que se incluem no trade turístico. Além das visitas técnicas a Pomerode e Gramado, os empreendedores também participaram de diversas outras ações, como reuniões e capacitações, para que eles tivessem ampliada a visão do quanto podem potencializar seus próprios negócios a partir de uma entidade representativa desse porte”, explica Ana Paula Rosenbrock, analista de negócios do Sebrae/SC.
Para Paulo Roberto Ribeiro, secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Eventos de Ituporanga, a associação vai trazer ainda mais robustez à economia turística da cidade. “Essa associação vai dar respaldo a um grande trabalho que vem sendo desenvolvido para fomentar a pasta do turismo na cidade. A ideia é que a entidade abrace as ações da secretaria de turismo e que possamos a muitas mãos, fortalecer o nosso planejamento municipal voltado para a atração de visitantes ao nosso município”, afirma.
A entidade tem na diretoria 10 integrantes e teve Ricardo Clasen nomeado presidente. Como primeiros passos, estão previstos o desenvolvimento de um planejamento de ações que envolvam a iniciativa privada no fortalecimento do turismo, que deverão continuar com o apoio do Sebrae/SC. “A associação precisa ser bem ativa, no sentido de dar passos sem esperar exclusivamente o poder público. A ideia é atuarmos em conjunto, com a prefeitura e outras entidades ligadas ao turismo, com o objetivo de atrair um maior número de visitantes para a cidade. Queremos fazer com que o turismo seja autossustentável, explorando novos mecanismos de divulgação de Ituporanga, consolidando o turismo religioso e também incentivando outros segmentos, como o turismo de aventura e o ecológico, por exemplo, além de apoiar a implantação da Casa do Agricultor”, explica.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notíciase nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais:
Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).