A partir da construção da estratégia de sustentabilidade do escritório Flávio Pinheiro Neto Advogados, iniciou-se uma mudança na estrutura que tem tornado a atuação do grupo mais alinhada com os princípios de governança – e como consequência, trazido resultados significativos no seu posicionamento de mercado. A iniciativa faz parte do projeto de Governança Sustentável, elaborado pela vertical de Sustentabilidade do escritório, e que foi estruturado para ser aplicado em negócios de quaisquer áreas.
“Quando propusemos a realização desse programa, tínhamos a clareza do quanto ele seria um divisor de águas para o posicionamento do escritório como empresa no mercado. Como temos a expertise em assessoria jurídica empresarial, entendemos o quanto os critérios sociais, ambientais e de governança têm crescido, com efeitos decisórios nas corporações. A proposta desse projeto personalizado vai muito além das práticas sustentáveis básicas, que são importantes, claro, e que impactam no meio ambiente. Mas não é só isso. É a garantia de um direcionamento mais conciso para as ações internas e para a tomada de decisões nas empresas”, destaca Jeane Tomaz Pinheiro, gerente administrativa do Flávio Pinheiro Neto Advogados.
Dentro da iniciativa, uma matriz de materialidade foi elaborada a partir da participação de vários stakeholders, com a definição de seis temas a serem implantados na organização por meio de indicadores e metas alinhadas ao plano de crescimento do escritório para os próximos cinco anos. São eles: conduta empresarial, crescimento econômico, presença de mercado, mudanças climáticas, relações de trabalho e diálogo social e desenvolvimento territorial.
“Cada um desses temas conecta-se também a seis dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que adotamos internamente. Ou seja, é possível dessa maneira, ter indicadores assertivos de quais caminhos devemos percorrer para antecipar riscos e transformá-los em oportunidades que irão garantir o crescimento financeiro sustentável do negócio. No entanto, o mais importante é que esses dados confirmam os valores fundamentais de uma gestão humanizada e ética da Flávio Pinheiro Neto Advogados”, comenta Sharon Koepsel, especialista em Sustentabilidade e ESG do escritório Flávio Pinheiro Neto Advogados.
Estes temas foram base também de uma Diretriz de Sustentabilidade que apresenta o posicionamento estratégico do escritório em relação às questões ESG. Além disso, os temas serão divididos entre os setores para desenvolvimento de planos de ação e acompanhamento dos indicadores. Todas essas informações darão origem a um documento robusto, que leve guiar o empreendimento a atingir as metas estabelecidas.
Alguns movimentos já estão em andamento, como por exemplo, uma nova contratação no setor administrativo, que está empenhado na reestruturação do plano de carreiras e desenvolvimento da equipe que suporte de maneira saudável o crescimento do escritório para os próximos cinco anos.
A vivência prática do projeto de Governança Sustentável trouxe a visão de que é possível aplicar essa metodologia para apoiar a estratégia de empresas em busca de melhores resultados. Para Flávio Pinheiro Neto, fundador do escritório, o projeto de Governança Sustentável tem fortalecido o posicionamento de mercado e aberto novas oportunidades de atuação. “Queremos, através do pilar ESG, mostrar na prática o quanto agregar iniciativas de governança e sustentabilidade trazem um olhar interno e externo diferenciado em meio à competitividade do dia a dia. Tem dado certo aqui e certamente fará sentido em empresas que se preocupam em estarem alinhadas com as exigências que o mundo dos negócios nos coloca frequentemente”, ressalta.
Sobre o Flávio Pinheiro Neto Advogados
Formado por uma equipe altamente qualificada, o escritório Flávio Pinheiro Neto Advogados destaca-se pela ampla competência técnica e pelo atendimento que valoriza a proximidade com os clientes. Os juristas têm como missão traduzir o ambiente legal para o dia a dia das empresas, garantindo o melhor cenário a cada negócio.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).