Atividades tradicionais do sapateado, o duelo e a Jam Session com sapateadores abrem na noite desta quarta-feira (29/5) o Floripa Tap, festival internacional de sapateado que chega à 13ª edição. Até domingo (2/6), o evento vai oferecer oito espetáculos gratuitos, mais de 60 oficinas e workshops e a Noite de Gala, no Teatro do CIC, uma apresentação com grupos e artistas selecionados pela curadoria do evento e única com venda de ingressos.
Com entrada gratuita, o duelo e a Jam Session serão às 19h e 21h, na casa Bugio Trindade (Servidão Cristiano Vanderlei Faria, n° 25, bairro Trindade), e contarão com a participação dos sapateadores convidados internacionais Josette Viggan, Maud Arnold e Star Dixon (EUA), e Daniel Borak (Suíça). Também participam a diretora do festival, Marina Coura, além de professores da Garagem da Dança, escola realizadora do evento, e de outros estados.
O duelo traz a improvisação, forte característica do sapateado, que originou disputas entre os dançarinos, também chamadas de “batalhas de improviso” ou “cutting contest”. Os sapateadores vão sendo desafiados e ganha quem conseguir deixar a criatividade fluir sem perder a contagem do tempo e dos compassos. Os duelos do Floripa Tap serão acompanhados por música ao vivo de Leandro Fortes (violão), Ângela Coltri (flauta transversal) e Trovão Rocha (baixo), e terão os sapateadores internacionais entre os jurados. Já a Jam Session, também com música ao vivo com o trio, contará com performances improvisadas dos professores do festival, incluindo os sapateadores dos Estados Unidos e da Suíça, uma oportunidade para ver de perto a sua técnica, ritmo e desenvoltura.
Antes da programação de dança, nesta quarta-feira (29/5), o evento conta com dois bate-papos no Centro Cultural Veras, no bairro Córrego Grande. Às 10h terá a conversa “História do Tap” e, às 13h15, o bate-papo “Racialidade na dança – Enxergando a Branquitude”. As duas discussões serão conduzidas por Marina e pela professora, pesquisadora e sapateadora Ana Gori, que dirige o primeiro grupo de sapateado brasileiro 100% formado por artistas negros, o Black’s On Tap, reunindo profissionais de Salvador (BA), Campinas (SP) e São Paulo (SP).
+ Duelo de sapateadores
29 de maio (quarta-feira), às 19h
A improvisação é uma forte característica do sapateado e originou os tradicionais duelos entre dançarinos, também chamados de “batalhas de improviso” ou “cutting contest”. Os sapateadores vão sendo desafiados e ganha quem conseguir deixar a criatividade fluir sem perder a contagem do tempo e dos compassos. Os duelos do Floripa Tap serão acompanhados por música ao vivo e entre os jurados estarão os convidados internacionais Josette Viggan, Maud Arnold e Star Dixon (EUA) e Daniel Borak (Suíça).
+ Jam Session com sapateado
29 de maio (quarta-feira), às 21h
São performances de sapateado improvisadas com participantes do Floripa Tap, como a diretora e coreógrafa Marina Coura, os convidados internacionais Josette Viggan, Maud Arnold e Star Dixon (EUA) e Daniel Borak (Suíça). Todas apresentadas ao som de música ao vivo de Leandro Fortes (violão), Ângela Coltri (flauta transversal) e Trovão Rocha (baixo).A proposta é dançar e se divertir, sem apurar vencedores.
PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA
» CENTRO CULTURAL VERAS
+ Bate-papo “História do Tap”
19 de maio, quarta-feira, das 10h às 11h30
Local: (Rua Vera Linhares de Andrade, 2.064, Córrego Grande
+ Bate-papo “Racialidade na dança – Enxergando a Branquitude”
19 de maio, quarta-feira, das 13h15 às 15h
Rua Vera Linhares de Andrade, 2.064, Córrego Grande
» BUGIO TRINDADE
+ Duelo de sapateadores
29 de maio (quarta-feira), às 19h
Acompanhado por música ao vivo e entre os jurados estarão os convidados internacionais Josette Viggan, Maud Arnold e Star Dixon (EUA) e Daniel Borak (Suíça).
+ Jam Session com sapateado
29 de maio (quarta-feira), às 21h
Performances de sapateado improvisadas com participantes do Floripa Tap, como a diretora e coreógrafa Marina Coura, os convidados internacionais Josette Viggan, Maud Arnold e Star Dixon (EUA) e Daniel Borak (Suíça).
» NOITE DE GALA
No Teatro Ademir Rosa, no CIC, no dia 1° de junho, às 20h30.
Apresentações de grupos convidados e dos artistas internacionais que participam do Floripa Tap: Josette Wiggan, Maud Arnold e Star Dixon (EUA) e Daniel Borak (Suíça). Ingressos: https://www.blueticket.com.br/search?q=noite%20de%20gala
INSCRIÇÕES PARA OFICINAS E PROGRAMAÇÃO COMPLETA: https://linktr.ee/floripatap
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).