O Programa de Participação Social com Educação Popular nos Territórios avançou para sua segunda etapa, com formações realizadas nos dias 1º e 2 de fevereiro em três cidades catarinenses. Promovido pelo Instituto Araxá, o programa reuniu mais de 120 pessoas em atividades conduzidas nos municípios de Florianópolis, Tubarão e Araranguá, abrangendo lideranças comunitárias de diferentes regiões do estado.
Os encontros aprofundaram debates sobre políticas públicas, desafios territoriais, acesso à informação, comunicação popular, cidadania e democracia. O Programa prioriza a diversidade cultural dos participantes e recebeu representantes de comunidades rurais, indígenas, movimentos negros e quilombolas, movimentos de mulheres, população de rua, movimento estudantil, profissionais da educação, arte e comunicação.
As formações foram ministradas por Ademir Millo Motta da Silva, biólogo com especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFSC; Sonia Regina de Souza Fernandes, pedagoga e pesquisadora na área de Políticas e Processos Pedagógicos em Educação e Formação de Professores; e Diego Cabalheiro, presidente do Instituto Araxá e mestre em Administração. Além disso, o deputado estadual Marquito (PSOL) participou do encontro em Tubarão, compartilhando experiências e atuação na área de políticas públicas.
O Instituto Araxá tem mais de 10 anos de história em Itapema e região, promovendo e defendendo direitos, desenvolvendo projetos sociais e prestando assessoria a entidades.
“A segunda etapa do Programa de Participação Social foi ainda mais potente, com troca de saberes entre os envolvidos, muita bagagem compartilhada pelos formadores e diferentes possibilidades de projetos para serem colocados em prática no futuro. Percebemos que coletivamente temos mais força para alcançar os desejos e necessidades em comum. Principalmente quando temos acesso à informação e pertencimento nos processos de construção das políticas públicas” afirma Diego Cabalheiro, do Instituto Araxá.
Próximas etapas
Nos dias 8 e 9 de janeiro, as formações seguirão para os municípios de Itapema, Rio do Sul e Canoinhas, ampliando o alcance da iniciativa. O Instituto Araxá é responsável pela execução do projeto nas regiões da Grande Florianópolis, Serra Mar e Extremo Sul Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Norte e Planalto Norte.
O Programa de Participação Social com Educação Popular nos Territórios é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Participação Social e, em Santa Catarina, conta com recursos de emenda parlamentar do deputado Pedro Uczai.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).