Conhecida por suas belezas naturais, Itapema dá mais um passo para se consolidar como destino de ecoturismo ao lançar o Circuito de Cicloturismo “Rota da Tapera”. O evento, organizado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Itapema com apoio da renomada construtora J.A. Russi, será realizado em 8 de dezembro (domingo) e deve reunir 300 ciclistas de diversas regiões. Com inscrições gratuitas até 7 de dezembro, o circuito oferece uma experiência de 48 km, combinando paisagens urbanas, áreas rurais e pontos turísticos como o Mirante do Encanto, Igreja São João Batista e Pedra da Cadeia. A concentração será às 7h, na Avenida Beira-Mar, esquina da Rua 165, com saída prevista para às 8h. Inscreva-se em: turismo.itapema.sc.gov.br/rotadatapera.
“O apoio a projetos como este reflete o compromisso da construtora com iniciativas que promovem o bem-estar e o desenvolvimento sustentável. A Rota da Tapera é mais do que um evento esportivo, é uma oportunidade de vivenciar a natureza, fortalecer o turismo local e contribuir para a conscientização ambiental. Acreditamos que ações como essa estimulam a economia regional e criam experiências para moradores e visitantes, além de deixar um legado positivo para a cidade e suas futuras gerações”, destaca a presidente da J.A. Russi, Suzana de Fátima Russi Chiamenti.
O lançamento da Rota da Tapera tem como objetivo fomentar o ecoturismo, promover a preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento socioeconômico sustentável. O cicloturismo, modalidade que alia lazer, saúde e baixo impacto ambiental, tem ganhado força como uma alternativa estratégica para impulsionar o turismo local. A prática também beneficia o comércio, gera empregos e reforça a identidade cultural da cidade, consolidando Itapema como um destino de excelência em ecoturismo.
“A Rota da Tapera reforça o compromisso de Itapema em se posicionar como referência nacional no ecoturismo e turismo sustentável. Este projeto não apenas atrai visitantes e movimenta a economia local, mas também promove a valorização dos nossos recursos naturais e culturais. Nosso objetivo é oferecer uma experiência única que conecte os turistas à essência de Itapema, enquanto impulsionamos o desenvolvimento econômico da cidade de forma integrada e sustentável”, ressalta Antônio Crispim, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Itapema.
Durante o evento, serão oferecidos mecânicos para pequenos reparos, água para hidratação, escolta da Guarda Municipal para segurança de todos os participantes e suporte da Secretaria de Saúde.
Crescimento do setor
O ecoturismo no Brasil tem apresentado crescimento significativo nos últimos anos. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o segmento cresce cerca de 20% ao ano no país, enquanto o turismo convencional avança a uma taxa de 7,5%. Além disso, pesquisa divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio do Ministério do Turismo, revelou que o turismo de natureza e o ecoturismo já representam 60% do faturamento do setor no país. Além disso, este ano o Brasil foi eleito o melhor destino de turismo de aventura do mundo, segundo o portal US News & World Report. Foram levados em consideração critérios como: qualidade dos destinos, infraestrutura turística, segurança na prática de esportes radicais e o potencial para experiências inesquecíveis em meio à natureza.
Sobre a Construtora e Incorporadora J.A. Russi Ltda.Fundada em 1989, a J.A. Russi é uma das mais renomadas construtoras de Santa Catarina, especializada em empreendimentos de alto padrão. Com uma trajetória de 35 anos, a empresa já entregou 34 projetos, com mais de 1.500 apartamentos, ultrapassando 500 mil m² construídos. Com forte presença em Itapema, Balneário Camboriú e Itajaí (Praia Brava), a empresa se destaca pela excelência em construção e pela criação de projetos inovadores que transformam o cenário imobiliário das regiões em que atua. Atualmente, a J.A. Russi tem em andamento dois grandes projetos: o Sunny Coast em Itapema e o Harmony Ocean Front em Balneário Camboriú.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).