Líder nacional do setor de bebidas Ready To Drink (RTD), a Xeque Mate entra no Carnaval 2025 comemorando 10 anos de história. Com o mote “Liberdade Desconhece Destino”, slogan da marca, o aniversário conta com campanha temática, patrocínio de blocos de rua, lançamentos de moda, música e promoções. Neste ano, blocos de Carnaval Brasil afora terão o estímulo de 6 milhões de latas de Xeque Mate injetadas no mercado até o fim da Folia.
“Assim como reinventamos o conceito de uma bebida, rompendo barreiras e surpreendendo paladares, convidamos nosso público a abraçar a liberdade em todas as suas formas, se permitir e aproveitar o momento, seja qual for o destino, a ocasião ou rolê”, conta o diretor executivo do Grupo Xeque Mate Bebidas, Alex Freire.
A grande estrela da campanha de 10 anos é uma lata comemorativa: 2 milhões de unidades serão distribuídas no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, berço da marca. Com edição limitada, a embalagem tem mudanças na arte clássica, mas mantém o layout consagrado. As ilustrações remetem a elementos que compõem a história da Xeque Mate, como o Carnaval, a música, os vendedores ambulantes, entre outros.
Apoio aos blocos
Fortalecida durante o Carnaval de Belo Horizonte e disseminada pelo país, a Xeque Mate reforça seu compromisso com os blocos de rua e, neste ano, patrocina cinco deles. Após recorde de inscrições no edital 2025, a escolha dos contemplados, entre blocos pequenos, estreantes e consolidados, foi pautada na criatividade e em projetos que agregam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Terão aporte de R$ 15 mil, material de apoio e de marketing, os blocos de rua: Folia Por Elas, Bloco do Sebá e Bloco Açaí Guardiã, de Belo Horizonte; Exatamentchy, de São Paulo; e Vem Cá Minha Flor, do Rio de Janeiro.
Xeque Mate expande a marca para a moda
Outra ação de 10 anos da marca é o lançamento da Lab Xeque Mate, que chega para agregar ao futuro do Grupo, trazendo uma essência criativa que conecta moda, arte e expressão. Entre as collabs já realizadas, estão parcerias com as marcas Real Grapixo e Fita Corp.
No dia 13/2, a Xeque Mate lança oficialmente a coleção Ritmo da Rua, em collab com a gigante da moda Baw Clothing. Além de peças exclusivas, a campanha inclui ensaio com casting estrelado, fashion film, celebrando a energia do Carnaval e o estilo do rap nacional.
Segundo Lucas Karra, diretor criativo da Baw Clothing, a parceria reforça a relação de ambas as marcas com a cena musical urbana e o público jovem, traduzindo a fusão entre autenticidade, estilo e atitude. Em nível nacional, as peças estarão à venda no Site oficial da Baw Clothing.
Reforço na cena cultural
Com o objetivo de seguir contribuindo para a cultura nacional, a marca lança a Xeque Mate Estúdios. Composto por um estúdio de última geração localizado em Belo Horizonte, mas com conteúdo aberto divulgado na internet, o projeto nasce como um ponto de encontro para artistas, criadores e demais personagens da cultura urbana, misturando inovação, improviso e talento.
Com conteúdo liberado em plataformas de streaming, YouTube e outras redes sociais, a novidade contará com lives de DJs, composições de músicas ao vivo, entrevistas exclusivas, podcasts e outros formatos. A previsão é que a Xeque Mate Estúdios disponibilize seus conteúdos ainda no primeiro semestre de 2025, com projetos assinados pelo rapper FBC, os sócios do Grupo Xeque Mate Alex Freire e Gabriel Rochael, Renan 1RG e Lírios.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).