Litoral catarinense ganha espaço dedicado à arte e aberto ao público

Compartilhe esta notícia:

Azulejos ao estilo português, que lembram a colonização catarinense, servirão de tela para estampar o mais novo projeto contemporâneo do renomado artista plástico Walmor Corrêa. Pássaros comumente encontrados na região sul chamaram a atenção do artista pela “força motivadora” de seus nomes. “Quero-quero” e “Beija-Flor” ganharão vozes, personalidades e histórias, cada um com identidade própria. É o caso do ‘Quero-quero vinho’, o famoso, segundo o artista. “A obra foi criada para ilustrar o rótulo do novo champagne de um dos mais famosos enólogos do mundo, Pierre Lurton, a convite dele, que dirige o Cheval Blanc, de Saint Emilion, e o Château D’Yquem, os dois em Bordeaux, na França. Este pássaro tem o bico em forma de saca-rolhas”, afirma o artista. Além desse, outros vários “personagens da fauna” irão compor um dos painéis com jogos de palavras que estimulam a imaginação dos visitantes.

O artista plástico Walmor Corrêa e a diretora executiva do BravaMall, Miriam Almeida. Divulgação

Na arte, curioso é ver a conexão dos pássaros com as palavras e, especialmente, com o nome ‘Quero-quero’. Segundo o artista, as palavras despertam este projeto. “O nome Quero-quero é forte e traz a beleza da repetição e toda a sua energia. Cada pássaro tem sua definição. Trago na arte os bicos dos pássaros em formatos inusitados. São bicos que criam relações e transmitem afeto”, conta. 

‘Quero-quero, mas me enrolo’ com o bico ao redor do seu corpo, e ‘a flor do bico do beija-flor’, com o bico do pássaro em forma de uma flor desabrochada também serão mais algumas das atrações do projeto. 

Além disso, em outro painel, na entrada do mall, a arte da azulejaria portuguesa estampará outros 65 desenhos ligados à obra. Um banco em frente ao painel, também coberto por azulejos, será palco para apreciar a paisagem contemporânea. 

‘Quero-Quero, mas me enrolo’ do artista plástico Walmor Corrêa. Divulgação

O projeto inaugural do artista será apresentado ao público a partir do dia 21 de junho e vai marcar a inauguração do Espaço Cultural BravaMall que terá constantes obras temporárias e de forma gratuita. 

Para Miriam Almeida, diretora executiva do BravaMall, o Espaço Cultural trará ao Estado uma atração cultural acessível e em valorização aos talentos locais, nacionais e internacionais. “É importante fortalecer a cultura. Há tantos artistas, pintores, músicos, dançarinos, desenhistas talentosos no nosso país e que têm poucas oportunidades de exporem seus trabalhos no Brasil. Queremos potencializar essas ideias, mostrar às pessoas que vem ao BravaMall que a cultura e a arte brasileira são ricas em diferentes aspectos. Seja uma coreografia, um livro, uma pintura, um bordado, tudo merece ser contemplado por aqueles que enxergam a beleza e a veracidade singular destes projetos”, afirma Miriam.

O artista brasileiro Walmor Corrêa é natural de Florianópolis, conhecido mundialmente pelas suas obras disruptivas, que mesclam o humano, a natureza com magia e folclore, como é caso de obra Etnografia Cultural da Flora Mágica Brasileira na Cidade Matarazzo, em São Paulo, e da obra da sereia ‘Ondina’ conhecida em vários cantos do planeta. Suas obras são desenvolvidas com base em pesquisas, viagens, leituras e ciência.

Sobre o BravaMall

Entregue em 2019, o BravaMall é um ambiente que traz o estilo de vida da famosa praia catarinense, a Brava, descolado e ao mesmo tempo sofisticado, com produtos e serviços de alto padrão incluindo gastronomia, eventos, moda e serviços. A área comercial conta com espaços que têm como enfoque o lar, beleza e bem-estar, moda feminina e infantil, literatura, supermercado, área pet, e também reúne renomadas grifes de luxo, além de área gastronômica com pratos autorais e restaurantes de alta gastronomia. O BravaMall é assinado pela PROCAVE Investimentos e Incorporações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *