Não é de hoje que se fala da mudança no perfil dos consumidores, que agora priorizam o consumo consciente, com o intuito de provocar menos impacto social e ambiental. De acordo com a Pesquisa Consumo Consciente – Visão do Consumidor 2024, elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), há uma crescente preocupação do consumidor com a sustentabilidade e a qualidade dos produtos. Eles estão cientes de que suas escolhas impactam também o ambiente e, por isso, buscam marcas que estejam alinhadas com seus valores. Há uma maior procura por produtos ecológicos, que além de cumprir sua função na prática, também respeitam o planeta.
Atenta a esse mercado que cresce cada vez mais, especialmente entre as novas gerações, a Made by You reforça sua presença neste nicho com o e-commerce de fios e kits para artesanato sustentáveis. São produtos feitos com materiais reciclados, biodegradáveis e processos de produção que reduzem o impacto ecológico. Conheça aqui quatro fios da marca que inovam no mercado artesanal brasileiro.
Fio de aloe vera: é feito a partir de uma alta seleção de matérias-primas que são unidas de maneira inovadora. A aloe vera passa por um processo de encapsulamento molecular e é misturada com pasta de toras (matéria-prima da viscose). Após esse procedimento, é unida à fibra de algodão, e se transforma em um fio com toque suave e confortável, ideal para confeccionar peças respiráveis e aconchegantes, que podem ser usadas em todas as estações. Essa exclusiva extração e transformação da aloe vera possui patente de invenção nacional chinesa, com um alto padrão exigido de qualidade. O fio é fabricado na China e enovelado no Brasil. A aloe vera usada na composição do fio é cultivada no condado chinês de Yuanjiang. “A aloe vera vem da babosa, que é microencapsulada e colocada na estrutura do fio. Conforme a pessoa vai tecendo uma peça, as microcápsulas vão se abrindo e liberando a aloe vera, transmitindo suas propriedades de hidratação e efeito calmante para as mãos. É indicada para produzir projetos de moda e garante muita maciez e conforto ao vestir”, explica Luana Geiss, diretora criativa da Made by You.
Fio de cana-de-açúcar: oferece inúmeras vantagens por conta da sua fibra à base de plantas biodegradável que, além de apresentar um período curto para se decompor, não gera resíduos tóxicos. Pesquisadores deste tipo de material apontam como benefícios o baixo custo, o fato de ser biodegradável e reciclável e a demanda menor de energia para a produção. Por não ser tóxica, pode ser usada como fertilizante de solos após a sua composição, entre outras vantagens. O fio de cana-de-açúcar tem toque macio e fresquinho, desliza muito bem na hora de tecer, forma uma textura cintilante na peça produzida, que pode ser feita no crochê ou no tricô, tanto para artigos de vestuário, quanto para decoração. “Este é o fio mais vendido na Made by You, quem compra uma vez, sempre repete o pedido”, conta Camila Meier, head de produto da Made by You.
Fio de cânhamo: é uma fibra biodegradável, até quatro vezes mais resistente que outras fibras naturais. O cânhamo cresce em praticamente qualquer lugar e com rapidez, ele não é monocultura. Seu cultivo reduz o uso de água em até 90% quando comparado ao cultivo de algodão. Dentre muitas vantagens da fibra, é que ela cresce rapidamente em quase toda parte precisando de pouca atenção, não esgota os nutrientes do solo, é fácil de colher, bloqueia os raios UV e é antifúngica. Ainda muito confundido com a maconha, o cânhamo é uma variação genética com características diferentes e possui baixíssimo teor de thc, substância responsável pelo efeito psicoativo da cannabis. Conhecida por sua resistência e durabilidade, a fibra do cânhamo, produzida a partir do caule, é uma matéria-prima que ressurge como uma alternativa economicamente competitiva e ambientalmente sustentável.
Fios de fibras recicladas: feito a partir de resíduos têxteis da indústria da moda, depois de recolhidas e separadas por cor, as aparas de tecido passam pelo processo de desfibramento e retornam a um estado de fibra e são fiadas para tornar-se fio. Com 85% de fibras de algodão e 15% de outras fibras em sua composição, esse processo traz o melhor aproveitamento e promove a circularidade dos insumos já existentes no mundo.
Há quatro anos no mercado, a Made by You enxergou a possibilidade de atender a esse perfil específico do artesanato, em que as pessoas se preocupam com toda a cadeia produtiva, valorizam o movimento artesanal e slow fashion, e se interessam pela qualidade e história do que vestem e consomem. “Temos um grande cuidado com a pesquisa, desenvolvimento e uso de tecnologias sustentáveis em nossos produtos. E queremos propor, a exemplo do que já fazemos, que esses processos sejam potencializados no Brasil, exaltando as fibras brasileiras, desenvolvendo comunidades e tornando toda a cadeia produtiva mais transparente, uma vez que sabemos quem planta, quem colhe e quem tinge a matéria-prima. Temos um enorme entusiasmo nisso”, revela Luana.
Além dos fios sustentáveis, a marca oferece kits artesanais direcionados a pessoas que nunca tiveram contato e que gostariam de experimentar uma experiência de pausa, meditação ativa e de conexão que a atividade manual proporciona. “Temos clientes que se permitiram vivenciar a prática com um de nossos kits, indicados para iniciantes e para quem tem um nível intermediário de conhecimento de tricô, crochê, macramê ou bordado. Queremos proporcionar um aprendizado artesanal e incentivar as pessoas a incorporar novas atividades às suas vidas, estimulando a criatividade consciente e promovendo o bem-estar”, complementa a diretora criativa da marca.
Com a proposta de democratizar o fazer manual e trazer um olhar mais sustentável para o artesanato, a Made by You sugere criar uma experiência diferenciada através de kits artesanais (práticos e descomplicados) e oferta de fios de artesanato mais sustentáveis, inclusive de fibras naturais, biodegradáveis, veganos e orgânicos.
Os kits handmade da Made by You contêm produtos para confeccionar peças em crochê, tricô, macramê e amigurumi e são direcionados para pessoas interessadas em entrar no universo artesanal, mesmo quem ainda não possui conhecimento das técnicas manuais. Cada kit é composto por novelos e acessórios em quantidades ideais para a confecção da peça, sendo possível escolher também as cores. Além disso, está incluso o caderno de receita com o descritivo impresso em papel reciclado, que possui um QR Code com acesso ao tutorial através do aplicativo da marca, disponível para Android e IOS, com uma videoaula explicativa para tecer cada ponto da peça comprada.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).