Marketing esportivo é aliado para visibilidade positiva e engajamento com o público

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Os bastidores das corridas da Sprint Challenge da Porsche Cup disputadas pelo piloto Cristian Mohr são repletos de momentos com os fãs do automobilismo e convidados, muitos deles trazidos por empresas que acreditam no esporte através do patrocínio. O marketing esportivo tem crescido como uma alternativa assertiva para empresas que buscam mais networking, visibilidade positiva e engajamento com o público.

“É esse apoio das empresas patrocinadoras que possibilita que eu continue no esporte, disputando corridas em circuitos de São Paulo, Goiânia e Portugal. Para as empresas, estar em evidência em competições prestigiadas, como a Porsche Cup, é uma estratégia que traz resultados que vão além do retorno financeiro”, conta Mohr.

Patrocínio de atletas se destaca como investimento certeiro para empresas que buscam relevância atrelada à valores positivos e oportunidades de networking. Divulgação

E é cada vez mais comum que as empresas entendam o patrocínio esportivo como um investimento para alavancar a marca e se aproximar de seus clientes. Segundo o Ministério do Esporte, somente através da Lei de Incentivo, em 2023 mais de R$ 1 bilhão foram captados. Cintia Azevedo, fundadora da ProSports Media, empresa que cuida da imagem do piloto, destaca que a associação com valores positivos é uma das principais vantagens do marketing esportivo.

“O automobilismo está associado a atributos como velocidade, inovação, tecnologia e trabalho em equipe, o que pode refletir positivamente na percepção da marca. As empresas que nos patrocinam usam todo o espaço do evento para ações externas e trazem futuros clientes para uma imersão completa de alta velocidade, atrelada ao propósito da empresa. Para nós, é gratificante quando uma marca está presente no evento, e vê que seu investimento está sendo positivo”, afirma.

A grande audiência que uma competição como a Porsche Cup garante ampla exposição da empresa a um público diversificado, além de oferecer oportunidades únicas de contatos entre marcas, em um ambiente que foge do tradicional e formal encontro de negócios. Em relação ao engajamento, os fãs de corridas são conhecidos pela sua lealdade, o que ajuda a fortalecer o relacionamento entre a marca e os consumidores.

Atualmente, as marcas que acreditam em Mohr, na importância do automobilismo e incentivam o esporte são a Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis; a SIM Rede de Postos, maior rede de postos do Brasil; a Senior Sistemas, desenvolvedora de softwares; o Grupo Texpa, indústria têxtil detentora de sete marcas; a Max Mohr, especializada em concreto e argamassa e a Plus Frota, ecossistema de gestão de frotas.

A diversidade de patrocinadores reforça o poder do marketing esportivo de beneficiar até mesmo empresas que não trabalham com artigos esportivos, devido ao impacto positivo na percepção da marca.

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