Mercado prevê alta de preços nos imóveis em Itapema aInda em 2024

Compartilhe esta notícia:

O setor imobiliário projeta um aumento de pelo menos 15% no metro quadrado dos imóveis frente mar em Itapema até o final de dezembro, em comparação com a média de preços de setembro. O reajuste, previsto ainda para 2024, é uma consequência do avanço do projeto de alargamento da faixa de areia, que recebeu em outubro o licenciamento ambiental prévio. Isso porque o alargamento vai muito além da praia e reflete em melhorias para toda a população e turistas.

O projeto de Itapema irá dobrar o tamanho da faixa de areia da Meia Praia. No entanto, o engordamento da praia é uma das etapas de uma proposta maior que transformará a orla de Meia Praia, incluindo a revitalização de todo o balneário e a construção de uma avenida à beira-mar.

O aumento da faixa de areia irá trazer mais qualidade aos banhistas, atingindo, inclusive, a saúde pública, já que cada pessoa poderá usufruir de mais espaço e privacidade na areia. A transformação da Meia Praia passa ainda pela instalação de novos equipamentos para o lazer, diversão e bem-estar de moradores e visitantes. A requalificação prevê a instalação de mais espaços para atividades físicas como quadras poliesportivas e academia ao ar livre, que ficarão disponíveis o ano todo, áreas de contemplação, cultural e social.

O aumento da faixa de areia irá trazer mais qualidade aos banhistas, atingindo, inclusive, a saúde pública, já que cada pessoa poderá usufruir de mais espaço e privacidade na areia. Divulgação

O aprimoramento da infraestrutura inclui nova iluminação e acessibilidade, mais chuveiros e banheiros públicos, quiosques padronizados e melhor distribuídos, adequados às normas da Vigilância Sanitária, e mais segurança com a instalação de novos postos de salva-vidas e postos de policiamento, e mais vagas de estacionamento na área de entorno do Píer de Itapema que contará com o Hard Rock Cafe Itapema, o único no mundo dentro do mar e com vista 360º.

O projeto visa também o aperfeiçoamento do sistema de drenagem urbana, o que fará com que as águas pluviais sejam lançadas de forma ambientalmente recomendadas, contribuindo para a melhoria da balneabilidade da praia que já apresenta mudanças significativas desde a implantação dos molhes, solução ambiental que têm a finalidade de melhorar a turbidez da água e minimizar a concentração de sedimentos na orla marítima.

Projeto irá impactar a mobilidade

Após o alargamento, a abertura de faixa de rolamento na beira-mar, entre as ruas 165 a 321, trará diversos benefícios para a região. Além de ligar a Meia Praia ao Centro, a nova avenida deve contribuir para a mobilidade, desafogando as ruas principais.

Atualmente, a Nereu Ramos e a 2ª Avenida concentram o maior fluxo de veículos. Com a requalificação do balneário, além de uma nova via à beira-mar para distribuir o movimento, as cerca de 50 ruas transversais em 5 km da Meia Praia que, atualmente, não contribuem para desafogar o trânsito, funcionarão como acesso de veículos à orla, reduzindo a concentração nas pistas principais, e melhorando a mobilidade da cidade.

Além disso, o projeto inclui um sistema de mobilidade e transporte integrado, implementar ciclovias em toda a orla, estacionamentos e uma via de tráfego amigável e facilidades para pedestres. Com isso, a Prefeitura espera melhorar a mobilidade na área central da Itapema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *