Microempresária transformou sorvete artesanal vegano em queridinho dos consumidores

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Sem nenhum funcionário e tendo como ponto de partida apenas 50 metros de uma cozinha industrial sublocada em Santa Catarina, em fevereiro de 2022 Lidiane Barbosa iniciou um sonho: criar um sorvete artesanal com uma fórmula inovadora, sem gordura hidrogenada, outros componentes químicos, e matérias primas encontrados em sorvete. Os primeiros meses de atuação da Roomys tiveram o total de duas vendas. Hoje, a microempresária se desdobra em três turnos para dar conta da demanda que chega a 70 litros de sorvete por dia, com distribuição para 12 estados do Brasil.

O “boom” da Roomys foi registrado após o seu primeiro ano de atuação, entre maio e novembro de 2023, quando atingiram um crescimento de 130%, e com aumento de 30 para 110 pontos de venda. A marca possui atualmente oito sabores, sendo o mais recente o Roomys Protein cookies, o primeiro de uma nova linha lançada em novembro, e que já é um sucesso de venda. “O sabor, a cremosidade e a inovação chamaram atenção e, no boca-a-boca, foi se espalhando que somos um sorvete diferente”, conta Lidiane.

Lidiane Barbosa

A microempresária explica que o Roomys é o primeiro sorvete adoçado com açúcar de maçã no mercado brasileiro e, a sua linha protein, se torna no mercado, a primeira opção de sorvete vegano fonte de proteína e fibras, e rico em vitamina B12. “Conseguimos transformar a forma de fazer e consumir sorvetes. Somos aptos para veganos, celíacos, alérgicos a APLV e para quem busca indulgência, saúde e inovação. É sorvete feito de um jeito que ninguém imaginou”.

Segredo do sucesso

A microempresária acredita que o segredo do crescimento se dá pela estratégia adotada pela Roomys. Em maio de 2023, a microempresa passou a contar com sua própria área de fabricação, com 127 metros quadrados, dois funcionários especializados e um time de parceiros e consultores. Também foi elaborada uma estratégia comercial ativa e ampliação logística, diante da necessidade de atender consumidores que estão cerca de 3 mil quilômetros de distância. “Nós estamos localizados em Blumenau (SC) e passamos a ter pedidos do Sudeste, do Norte e do Nordeste e, em um primeiro momento, não sabíamos nem como chegar nesses estados”, revela Lidiane.

Para garantir a entrega do produto com a qualidade de refrigeração necessária e o cuidado artesanal da marca, a Roomys passou a contar com parceiros em Itapecerica da Serra (SP), para armazenamento e distribuição para mais regiões brasileiras. A crescente demanda em busca do sorvete tem feito com que a microempresária busque ampliar a sua produção. Ela prevê atingir a fabricação de 180 litros por hora ainda em 2024 e também possui planos de ampliar o parque fabril e o número de colaboradores, parceiros e consultores.

Com distribuição para 12 estados do Brasil, Roomys atingiu um crescimento de 130% na comercialização, e aumento de 30 para 110 pontos de venda. Foto: Rodrigo Azevedo

Para Lidiane, o segredo do sucesso está em não ter medo de inovar. “Eu fiz algo que não existia e que, por muitas vezes, foi questionado, mas eu insisti na ideia, pois sabia que daria certo e que revolucionaria o mercado de sorvetes. Eu queria que as pessoas provassem, e elas não só provaram como gostaram, querem mais e confiam no produto. Essa é a minha maior satisfação e minha maior conquista”, finaliza.

Roomys

A Roomys foi fundada em 2022 e produz sorvetes plant based, atendendo a todos que buscam por uma alimentação saudável, indulgência, saúde, inovação e, inclusive, pessoas com intolerâncias e alergias alimentares, vegetarianos e veganos. Os sorvetes da Roomys podem ser encontrados em cerca de 120 pontos de venda em todo o Brasil e estão em cardápios de escolas e até mesmo hospitais devido à sua composição, aprovada por médicos e nutricionistas. É plant based, clean label, feito com fibras naturais, muito cremoso, sem leite, sem lactose, sem glúten, sem soja, sem gordura hidrogenada, sem corantes e aromatizantes. Atualmente, a marca possui oito sabores: cookies, paçoca, caramelo, pistache, cocada, chocolate, tutti frutti e maracujá. Com menos de dois anos de atuação no mercado, a marca já está conquistando reconhecimento pelo produto que apresenta e foi vencedora do 22º Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo, na categoria Indústria.

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