O aniversário de Blumenau celebrado na última sexta-feira, 2, será marcado pela entrega de um novo equipamento turístico para a região. O Museu da Cerveja reabriu ao público completamente reformulado, a partir das 9h.
O Museu da Cerveja fica no Centro Histórico de Blumenau, na Rua XV de Novembro, número 160, no Centro. O espaço abre todos os dias, de domingo e domingo, das 9h às 19h.
O novo projeto
Criado em 1996 apenas com equipamentos de antigas cervejarias, o espaço passou por uma completa readequação, que inclui ampliação do espaço, novos ambientes e experiência de visitação.
Ulysses Kreutzfeld, sócio do espaço, comenta que foram meses de trabalho integrado entre as equipes de museologia, engenharia e arquitetura e experiência para chegar a um conceito completamente novo para o Museu da Cerveja.
“Nós entendemos que, ao aproximar a história e o conhecimento sobre a cerveja para o público, estamos comunicando também a importância simbólica, econômica e social da bebida para a construção da nossa cidade e região”, comenta.
Valmir Zanetti, também sócio do empreendimento, destaca que o Museu da Cerveja, além de um equipamento turístico localizado em um ponto simbólico importante para Blumenau, também é um espaço para o morador se integrar com a sua história.
“Há muitas curiosidades e histórias contadas na experiência de visitação que possivelmente nunca chegaram mesmo a quem mora aqui. Queremos que essa experiência seja, inicialmente, um encontro de Blumenau com a sua história e uma celebração de tudo o que fizemos e ainda faremos através da cerveja”, conta.
A visitação é dividida em oito ambientes. Neles, é possível conhecer desde os ingredientes necessários para a produção de cerveja e os processos, até histórias que mostram a história que consagrou Blumenau como a Capital Brasileira da Bebida. Celebrações como a Oktoberfest e fatos relevantes para a cidade como as enchentes também são apresentados na visitação.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).