Um dormitório sofisticado, com 80 m² é a proposta da Arquiteta Natália Xavier para a CASACOR SC, que começou neste dia 08 de junho, em Balneário Camboriú. Batizado de Modernes Haus, o espaço possui uma configuração funcional de um dormitório, informativo, leve e transparente, priorizando as formas essenciais e cores puras, integrando a arte onde fugir do tradicional foi o principal objetivo. O dormitório contempla estar, escrivaninha e sala de banho, favorecendo a tranquilidade e bem-estar.
Em sua quinta participação na mostra, Natália, que comanda o escritório NX Arquitetura, explica que a Modernes Haus expressa a vanguarda que a arquitetura moderna representa, nesse sentido trazendo de volta um estilo permanente, com a sensação eterna de estar à frente. O espaço resume de forma simples e prática modernismo e simplicidade, com grande estilo.
“Os acabamentos, as cores e as texturas de uma legítima casa modernista influenciam o espaço, quebrando a identidade tradicional, como fazia a arquitetura do início do século XX”, explica.
Fundada pelo arquiteto Walter Gropius, em Weimar, Alemanha, em 1919 a Bauhaus revolucionou o design moderno, ao se nortear na função do objeto para definir formas e traçados simplificados, resultando em um visual mais clean, ou seja, limpo, com menos interferências e poucos elementos. Itens tecnológicos da atualidade trazem esse conceito. Por exemplo, os smartphones, relógios e outros produtos.
Assim, a arquiteta criou um visual clean, onde essas premissas são empregadas no espaço, norteando a função e a forma dos elementos traçados, criando um ambiente de contemplação repleto de componentes, que constituem uma releitura da Bauhaus, onde o maior significado está em criar um design atemporal, internacional, sem conflitos de nacionalidade, ou raça.
Contemplando o tema da mostra neste ano, Corpo & Morada, Natália utiliza no espaço, metal, madeira, aço e vidro, e sua integração com o externo. Os acabamentos, as cores e as texturas de uma legítima casa modernista influenciam o espaço, quebrando a identidade tradicional, como fazia a arquitetura do início do século XX, construindo uma sociedade mais livre e justa, sem preconceitos, com elementos típicos que simbolizem o mundo exterior.
O destaque do ambiente fica para a cama de vidro, criada pela própria arquiteta. “A transparência causa um resultado sempre divertido e inusitado. O tom esverdeado se obtém por ser um material temperado, garantido a segurança dela”, explica.
Executada por Follow me vidraçaria, a cama de vidro foi toda em vidro temperado garantindo segurança, mas com visual clean, minimalista, se conectando com outros materiais do ambiente, como a madeira.
Obras de artes também se fazem presentes, com assinatura de Antônio Manoel Silva, artista português e Cássia Aresta. Cuba de piso, misturador de bancada e piso assinados pelo arquiteto Arthur Casas no espaço da banheira, também chamam à atenção.
Natália Xavier destaca ainda uma linda parede com a pedra “quartzito avalanche” entre o dormitório e espaço da banheira, como elemento de referência ao projeto de Mies van der Rohe – Pavilhão de Barcelona, que não limita fisicamente o espaço, mas garante fluidez, trazendo conexão para outro ambiente.
A iluminação natural é fortemente valorizada e presente no projeto. A luz artificial está distribuída em pontos estratégicos conforme a funcionalidade, direcionada aos mobiliários e obras de arte no decorrer do ambiente. A prevalência de cores neutras, como branco e preto, e na decoração puxando para o vermelho, amarelo e azul, marcam fortemente a escola vanguardista alemã.
A mostra CASACOR SC de Balneário Camboriú segue até dia 23 de julho, no The Spot One, anexo ao Balneário Shopping.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).