Olho Embutidos e Defumados, de Pomerode, inaugura uma nova planta industrial. São mais de mil metros quadrados, um pouco mais que o dobro da antiga unidade fabril, e todo o projeto foi pensando no aumento da capacidade de produção e expansão do mercado, com foco na região sul.
A sede concluída, com novos equipamentos, porém, mantendo a produção artesanal, é a realização de um sonho antigo. Os planos eram de inaugurar o novo espaço em 2020, justamente quando a pandemia teve início.
“Com as incertezas de mercado, tivemos que dar uma parada e retomamos em 2022. É com muita felicidade que apresentamos essa nova planta”, declaram os sócios e diretores, Luiz Antonio Bergamo e Rolf Konell Jr.
A empresa investiu em novos espaços, ampliação e maquinário. Investimentos que têm por objetivo aumentar a produtividade, reduzir custos, criar novos produtos e ampliar a participação da empresa no mercado.
“Somos muito conhecidos aqui no Vale do Itajaí, na capital e em Joinville. Temos um mercado em potencial a ser explorado. E, quem prova nossos produtos, só elogia. Até de São Paulo recebemos ligações pedindo onde comprar Olho”, afirmam.
Os sócios lembram que querem crescer, porém, com sabedoria. “Não queremos crescer e perder nossa identidade de produtos referências em qualidade, enfatizam.” E, por isso, há um planejamento na busca desses novos mercados e toda uma organização de logística refrigerada para manter a qualidade intacta, durante o transporte”, explicam.
Um exemplo disso é a linguiça Blumenau moída (200g em ATM), vendida para o consumidor final. Os sócios contam que ela é resultado de um ano de estudos com a Duas Rodas, com o objetivo de encontrar uma forma de embalar a linguiça sem perder a qualidade.
“A tecnologia desenvolvida facilitou a criação de uma embalagem com a atmosfera modificada, na qual a linguiça não tem contato com o oxigênio, preservando dessa maneira suas características originais. A Olho é a única empresa de embutidos que vende linguiça moída com esse tipo de embalagem”, afirmam.
Consciência ambiental
A empresa também tem uma preocupação em crescer de forma sustentável. Por isso, já deu início a instalação de placas para o uso de energia solar na fábrica.
“Como instalamos há pouco tempo ainda não temos números exatos. Mas só nos primeiros dias de utilização, tivemos uma redução de 262,6 Kg de CO², que equivale a 34 árvores plantadas. Teremos resultados melhores. Mas, já percebemos que estamos no caminho certo”, dizem.
Além disso, foram feitos investimentos na modernização do sistema de efluentes da fábrica. A água utilizada é tratada e reutilizada para limpeza em áreas externas.
Produção
Atualmente, a produção mensal está em torno de 40 toneladas mensal e a fábrica terá capacidade para até 100 toneladas em um único turno por mês. Com mais espaço, é possível, futuramente, triplicar o faturamento, em virtude dos novos produtos e mercados.
A empresa conta com cerca de 1.200 pontos de vendas. O Vale do Itajaí e o Litoral são as regiões com maior concentração de pontos de vendas da Olho. Mas, a empresa pode vender para todo o Brasil, visto que é uma das poucas que tem e foi a primeira do Estado no segmento de embutidos a obter a certificação SISBI, outorgada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
Sobre a Olho
A marca foi fundada em 1934 e tem a linguiça Blumenau como seu carro-chefe, responsável por cerca de 60% do faturamento. No entanto, a Olho também é conhecida pela qualidade de produtos como as salsichas (branca e vermelha), linguiça patê e linguicinha húngara. Além disso, a empresa pretende investir em novas linguiças e salames.
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