Parceria entre Sebrae/SC, Jucesc e MPT/SC leva Educação Empreendedora para jovens do Vale do Itajaí

Compartilhe esta notícia:

Promover e estimular o comportamento empreendedor e as habilidades socioemocionais do público jovem é o que pretende a parceria inédita do Sebrae/SC com a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) e com o Ministério Público do Trabalho do Estado Santa Catarina (MPT/SC). Com o Programa Educação Empreendedora, as entidades pretendem incentivar a formação de jovens de 14 a 24 anos, participantes de projetos sociais e/ou estudantes de escolas públicas municipais, no ambiente empreendedor. Já foram atendidos cerca de 2,5 mil jovens em 37 cidades e a perspectiva é envolver outros 2 mil, de 33 municípios, até novembro.

“O empreendedorismo deve ser entendido como algo acessível e possível, pois é uma poderosa ferramenta de transformação social. Por isso, capacitar esses jovens revelando o caminho do empreendedorismo é essencial para a formação deles enquanto cidadãos, colocando-os como protagonistas de suas vidas e decisões futuras. Esta iniciativa está inserida dentro do Programa Educação Empreendedora, que só em 2024 irá envolver 112 mil alunos e 9,5 mil professores”, afirma o diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Búrigo Zanuzzi.

A expectativa é realizar cerca de 4,5 mil atendimentos, envolvendo jovens de 14 a 24 anos que integram projetos sociais ou estudam em escolas públicas municipais. Divulgação

Os quatro pilares da educação da Unesco norteiam as oficinas que serão proferidas em 70 municípios catarinenses. São eles: aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a ser.

Ao todo, serão oferecidas três oficinas, com temas como “Viagem ao Mundo do Empreendedorismo”, “Laboratório de Ideias” e “Projeto de Vida”, cada uma delas com quatro horas de duração e uma média de 25 alunos atendidos. A expectativa é de que sejam realizados 4,5 mil atendimentos pelo estado, em um total de 210 oficinas.

“A parceria entre a Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) e o Sebrae/SC desempenha um papel essencial no fomento ao empreendedorismo entre os jovens catarinenses”, afirma a vice-presidente da Jucesc, Fabiana Everling. O projeto oferece orientação e ferramentas necessárias para transformar ideias em negócios legalizados e de sucesso.

Como órgão responsável pela legalização e registro de empresas no estado, a Jucesc assume um papel fundamental nesse processo, com o compromisso de apoiar os jovens empreendedores desde o início, assegurando que todo o processo de formalização seja realizado de maneira simples, ágil e segura e promovendo, assim, o crescimento de novos negócios.

Confira abaixo os municípios contemplados por região:

GRANDE FLORIANÓPOLIS (8): Canelinha; Florianópolis; Nova Trento; Palhoça; Santo Amaro da Imperatriz; São José, Anitápolis e Tijucas.

FOZ DO ITAJAÍ (3): Bombinhas; Itajaí e Porto Belo.

NORTE (5): Barra Velha; Joinville; Mafra; Monte Castelo; Três Barras.

MEIO OESTE (2): Irineópolis e Zortéa.

OESTE (22): Anchieta; Caibi; Campo Erê; Caxambu do Sul; Chapecó; Cordilheira Alta; Faxinal dos Guedes; Galvão; Guarujá do Sul; Itapiranga; Lajeado Grande; Lindoia do Sul; Maravilha; Marema; Palma Sola; Pinhalzinho; São Carlos; São Domingos; Saudades; Seara; Xanxerê e Xaxim.

SERRA (7): Bom Jardim da Serra; Cerro Negro; Abdon Batista; Otacílio Costa; Palmeira; Urupema; Vargem.

SUL (10): Armazém Capivari de Baixo; Criciúma; Grão-Pará; Imbituba; Jaguaruna; Morro da Fumaça; São Martinho; Tubarão e Turvo.

VALE DO ITAJAÍ (13): Ascurra; Blumenau; Ibirama; Indaial; Ituporanga; Laurentino; Lontras; Rio do Sul; Rodeio; Santa Terezinha; Timbó; Vidal Ramos e Taió.

Segue Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais:

Instagram Facebook LinkedIn Twitter  Telegram  YouTube Blog  Site

1 comentário em “Parceria entre Sebrae/SC, Jucesc e MPT/SC leva Educação Empreendedora para jovens do Vale do Itajaí”

  1. Pingback: Parceria entre Sebrae/SC, Jucesc e MPT/SC leva Educação Empreendedora para jovens do Vale do Itajaí – Agência 6 – Jornal Floripa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *