O mês do profissional de TI traz à tona a crescente aceitação do trabalho remoto, uma tendência que se consolidou nas empresas ao redor do mundo. O avanço das tecnologias de comunicação e a adaptação às novas formas de trabalho têm contribuído para a evolução desse modelo. Apesar disso, apenas 15,8% dos profissionais de TI estão 100% em home office globalmente, enquanto no Brasil, esse número é de apenas 8%. Esse índice foi maior durante a pandemia, mas a tendência para o período pós-Covid tem sido o trabalho híbrido, adotado por 38% dos trabalhadores de TI no país. Os dados são de um levantamento global encomendado pela Gi Group Holding, em parceria com a universidade tecnológica italiana Politecnico di Milano e a empresa de inteligência de dados INTWIG Data Management, que mapearam o mercado de trabalho de TI e suas tendências no mundo.
Um exemplo de empresa que vem trazendo grandes resultados com o formato remoto de trabalho é a Mouts TI, empresa catarinense de tecnologia especializada em Outsourcing de TI. Com cerca de 600 colaboradores, ela se destaca positivamente nesse cenário, mostrando que é possível integrar equipes de forma eficaz, independentemente da localização.
Trabalho remoto mundo afora
Lessian Schultz, gerente de marketing da Mouts TI, explica que na empresa o trabalho remoto não é apenas uma opção, mas uma estratégia central. “Atualmente, contamos com 445 profissionais trabalhando remotamente, 118 em regime híbrido e apenas 42 no formato presencial e acreditamos que essa flexibilidade traz benefícios significativos tanto para a empresa quanto para os colaboradores”.
A Mouts TI possui colaboradores espalhados em mais de 5 países. Caleb Nathanael Hennen, é Regional Sales Representative da Mouts TI e residente em Eagle Mountain, cidade localizada no estado norte-americano de Utah, e conta que o formato home office é positivo e trouxe diversos aprendizados. “Aprendi muito em pouco tempo, não apenas sobre o que a Mouts faz, mas também como gerenciar meu trabalho solo de forma mais eficaz. O principal desafio tem sido tentar construir uma base de clientes e criar leads suficientes para manter o trabalho em andamento. Já os benefícios têm sido poder ser mais criativo na forma como opero no dia a dia. Às vezes, descubro o que funciona e o que não funciona, mas ter a flexibilidade de encontrar novas maneiras tem sido libertador”, conta.
Estratégias de integração remota
Para garantir uma integração eficaz, a Mouts TI implementou um processo de onboarding estruturado, que ajuda novos colaboradores a se adaptarem ao ambiente de trabalho remoto. “Nós promovemos lives frequentes, onde conhecimentos e experiências são compartilhados”, destaca Schultz.
Manter a cultura organizacional viva em um ambiente remoto é essencial para a Mouts. A empresa investe em ações de endomarketing planejadas ao longo do ano, que visam manter a equipe motivada e conectada com os valores e objetivos da organização. Além disso, o acompanhamento diário do time assegura que todos se sintam apoiados e alinhados.
Uma das iniciativas mais emblemáticas foi o Dia do Profissional de TI, que incluiu uma live com stand-up comedy e um happy hour virtual com vales para delivery para os colaboradores que estiveram na live, reforçando a conexão entre os colaboradores.
“A Mouts acredita que o trabalho remoto é um caminho sem volta. Esse modelo não só se consolidou, mas também trouxe flexibilidade e acesso a talentos de diversas regiões. Isso abre oportunidades para atrair e reter os melhores profissionais, além de oferecer maior qualidade de vida e projetos desafiadores para os colaboradores”, reafirma Schultz.
O trabalho remoto na Mouts TI representa uma nova era para o setor de tecnologia. Com suas estratégias inovadoras de integração e engajamento, a empresa demonstra que é possível criar um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo, mesmo à distância. À medida que a tecnologia avança, o futuro do trabalho remoto se mostra promissor, beneficiando tanto as empresas quanto os profissionais.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).