No dia 9 de dezembro, o Ponto Firme apresenta uma coleção inspirada em um conceito com uma estética de férias e festas no litoral. O desfile, marcado para acontecer às 11h30min no mezanino do icônico Edifício Copan, tem o apoio do SPFW e marca a estreia da collab de Gustavo Silvestre e do suíço Kevin Germanier no Brasil.
A realização do desfile após o calendário oficial do SPFW é devido à agenda de desenvolvimento das coleções do Ponto Firme, que acabou de apresentar uma collab na Paris Fashion Week com o estilista Kevin Germanier e também concorreu ao Latin American Fashion Awards, na categoria Projeto de Responsabilidade do ano, realizado em Punta Cana. Os eventos aconteceram em um período muito próximo, então foi necessário um tempo maior para desenvolver a coleção com peças inéditas e exclusivas que será apresentada em São Paulo.
De volta ao Brasil, Gustavo Silvestre reuniu seu time de habilidosos e experientes artesãos alunos e parceiros do Projeto Ponto Firme para executar as peças da coleção. Embora já tenham criado e apresentado outras coleções juntos, essa é a primeira vez que uma collab dos estilistas desembarca em território brasileiro. Germanier e Silvestre já desenvolveram coleções para duas edições da Paris Fashion Week e seguem com a mesma sinergia para este desfile extraordinário junto ao São Paulo Fashion Week.
“É realmente impressionante como temos uma grande sintonia de ideias, como compartilhamos de valores sustentáveis e sociais, e do conceito do design com o crochê que criam movimentos, texturas e tramas únicas”, comenta Silvestre. Gustavo e Kevin são dois designers de moda nascidos em países com realidades bastante distintas, mas que ambos investigam a sustentabilidade social e ambiental nos processos de moda.
Para esta coleção, estão previstos 25 looks feitos a partir de paetês sustentáveis, resíduos têxteis e tecidos do acervo de Kevin Germanier. Todo o resíduo gerado é retrabalhado e os paetês são produzidos à mão (corte e pintura), com 100% de aproveitamento da sobra da produção. Os fios usados na coleção também são exclusivos da Círculo, com o lançamento mais recente da marca, o fio Cordonê.
“Optamos por ele pois é indicado para a confecção de peças de moda, devido ao caimento leve, que dá movimento e conforto ao vestir. Com uma sutil cintilância, casa perfeitamente com o brilho que queremos trazer à nossa coleção, além de possuir uma espessura ideal que facilita a aplicação dos paetês sustentáveis que vamos utilizar”, comenta Silvestre.
“Como matéria-prima da coleção, além dos paetês exclusivos desenhados dentro do Ateliê Ponto Firme e cortados a laser, já apresentados na última coleção e que se tornaram uma marca registrada do Ponto Firme, apresentaremos também paetês sustentáveis desenvolvidos 100% à mão, a partir de resíduos plásticos. Além do crochê, as peças têm como ponto de partida tecidos exclusivos e resíduos têxteis que foram disponibilizados do acervo do Kevin. Todo o material será transformado em roupas exclusivas pelos artesãos do Projeto Ponto Firme”, complementa Silvestre. De acordo com o estilista brasileiro, essa ação reforça o propósito do Ponto Firme em relação às premissas sociais e ambientais.
Para quem acompanha a marca Germanier, sabe que Kevin faz uso de materiais sustentáveis, além de outros elementos como miçangas, e utiliza a sua criatividade, habilidade e experiência para transformar esses materiais de uma forma incrível em peças modernas, ousadas, sofisticadas, cheias de brilho e cores. É um trabalho cuidadoso e que surpreende pelo incrível poder de transformação dos itens descartáveis em peças estonteantes, usadas por diversas celebridades, como Ivete Sangalo, Lady Gaga, Björk, Taylor Swift e Sabrina Sato. “Um ponto chave da marca Germanier é a inovação. A gente ultrapassa os limites do upcycling com novos materiais, novas formas, novas cores misturadas. Essa é a sinergia que nós temos e o trabalho que o Gustavo desenvolve vai ainda muito além do design”, pondera o estilista suíço.
Sobre a escolha do Copan, que já foi palco e marcou um emocionante desfile da edição 55 do SPFW, Silvestre afirma ter uma preferência pelo lugar. “Definimos o Copan como locação por ser ícone arquitetônico moderno e também por ser vizinho da Escola-Ateliê Ponto Firme, um local onde circulamos bastante e é um cenário que nos inspira”, revela. Participam desta coleção egressos do sistema prisional e alunos do Projeto Ponto Firme em situação de vulnerabilidade social.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).