Para os catarinenses que ainda não preencheram a sua declaração de imposto de renda, uma boa notícia: uma nova ferramenta pode agilizar a busca de informações
exigidas pela Receita Federal. Através do site dos cartórios de Santa Catarina, o RI Digital (https://www.ridigital.org.br), é possível pesquisar bens, acessar e visualizar a matrícula do imóvel ou mesmo pedir certidões pela internet. “A plataforma digital é uma aliada para o preenchimento do Imposto de Renda da Pessoa Física, já que reúne os dados de imóveis disponíveis e exigidos pela Receita em um único portal de serviços eletrônicos, facilitando a vida dos catarinenses”, informa Otávio Margarida, presidente da Anoreg/SC (Associação dos Notários e Registradores do Estado de Santa Catarina).
A Receita Federal exige, no momento da declaração, diversas informações sobre cada imóvel que o usuário possua, entre elas a data de aquisição; forma de pagamento; descrição, incluindo gastos com reformas ou ampliações nos imóveis existentes; área total; unidade; número da matrícula, que é o registro original do imóvel; e o cartório onde a propriedade está registrada.

O RI Digital possui uma base de dados de todos os 3.621 Cartórios de Registro de Imóveis do Brasil. Ou seja, são cerca de 70 milhões de registros de imóveis desde o ano de 1976.
Como obter as informações:
Para obter estas informações o usuário deve acessar o portal, e no menu Serviços, selecionar “Visualização da Matrícula”. Por meio dessa ferramenta, é possível visualizar, de forma online, o registro original do imóvel, chamado matrícula. Desta forma, o usuário consegue todas as informações necessárias para o correto preenchimento da declaração do IR.
Caso o cidadão não saiba onde está registrado seu imóvel ou não tenha os dados da matrícula, pode optar pelo serviço de Pesquisa Qualificada, que consta no mesmo site https://www.ridigital.org.br . Esta ferramenta permite consultar toda a base de dados dos cartórios de imóveis de Santa Catarina.
O cidadão catarinense pode, também, optar por solicitar a Certidão do Imóvel em formato digital, baixando-a em seu computador em formato PDF. Ainda há a opção de imprimir. O documento pode ter sua autenticidade confirmada na internet para qualquer finalidade.
O valor do serviço é tabelado em toda Santa Catarina por lei estadual e não há qualquer acréscimo pelas solicitações pela Internet.

HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).
Pingback: Portal ajuda os catarinenses com informações para a declaração do Imposto de Renda – Agência 6 – Jornal Floripa