Design, sustentabilidade, inovação e linhas cocriadas com grandes nomes do mercado de arquitetura, design e gastronomia compõem a nova coleção 2023 Authentic da Portobello.
O conceito é inspirado na autenticidade dos produtos que podem ser usados na criação de ambientes únicos e com personalidade, resultado de um processo criativo da marca que envolve também o ciclo de inovação. Os lançamentos foram apresentados ao mercado na Expo Revestir, entre os dias 14 e 17 de março, no Pavilhão São Paulo Expo.
“O tema da autenticidade nada mais é do que ser a gente mesmo. Portobello sendo a Portobello. Para compor a coleção 2023, olhou-se todos os diferenciais de A a Z, desde a sustentabilidade, a forma como a gente encara e vive isso, até como se olha para o design, seja internamente, seja nas parcerias, o relacionamento com os arquitetos, as experiências internas, a experiência do cliente na loja. Tudo isso se materializa no produto. A Portobello é a Portobello por causa desse conjunto de soluções”, explica a diretora de Inovação e Branding, Chris Ferreira.
Segundo Chris Ferreira, a coleção deste ano traz como diferencial a inovação tecnológica em texturas, com efeitos alcançados através da tecnologia de impressão digital, até então indisponíveis no mercado de revestimentos cerâmicos no país. Tecnologia que pode ser vista e tocada em um dos destaques da coleção. Avantgarde recria o clássico carvalho em porcelanato, com texturas naturais e particulares que se diferenciam em cada uma das peças que compõem a linha.
“Isso acontece não somente na madeira, mas também na reprodução do mármore e pedras”, complementa Chris Ferreira.
Para incrementar o tema da personalização, a Portobello aposta ainda em combinações de materiais novos e mármore com cores inovadoras, além de muitos acessórios. “Olhamos o ambiente e não o produto. Isso materializa a experiência com a marca”, ressalta a diretora.
Nesta coleção, as lastras continuam sendo protagonistas, principalmente o formato 120 x 270. Quem passar pelo estande da marca na edição 2023 da feira poderá conhecer de perto o formato 160×320, maior lastra disponível no mercado.
Linhas assinadas
Como forma de impulsionar ainda mais a criatividade e inovação em design, a Portobello transforma o setor através da colaboração de olhares múltiplos. Por isso, dentro da coleção Authentic, os destaques são as linhas assinadas. São soluções em revestimento e mobiliário divididas em quatro linhas exclusivas cocriadas pelo artista, designer e ativista, Oskar Metsavaht, o chef de cozinha Alex Atala, os designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio e a arquiteta e influenciadora digital Patricia Pomerantzeff.
Criador multidisciplinar que transita entre diversas áreas e reconhecido por defender e aplicar práticas socioambientais, Oskar Metsavaht se inspirou na identidade e tons que a natureza incorpora na terra para cocriar junto com Portobello a linha matéria_prima. A linha estará disponível em 20×120 e no inovador formato 30×120, em sete cores diferentes: neutro, ocre claro, ocre escuro, terracota, marrom, verde e azul. Especialmente criada para fachadas, matéria_prima é 100% porcelanato e pode ser também utilizada em pisos e paredes de interiores.
As linhas de cozinhas desenvolvidas com Alex Atala e Patricia Pomerantzeff para a Officina Portobello serão apresentados na Expo Revestir como preview da coleção 2023 e disponibilizadas nas lojas Portobello Shop ao longo do ano. Os profissionais são parceiros de longa data da empresa, porém, essa é a primeira vez que assinam uma coleção para a marca. No caso de Alex Atala, que assina a linha A²to, a parceria também representa um processo de inovação da Portobello, de interagir com profissionais de diferentes áreas no processo criativo, além da arquitetura e design.
A bancada A²to é uma tradução em design dos atos ancestrais de conviver e cozinhar no mesmo espaço, a partir de referências da brasilidade, com materiais, formas e tecnologias inovadoras. As Lastras Portobello foram tatuadas com símbolos gráficos inspirados na floresta e transformadas em uma escultura multifuncional que recebe o que há no estado da arte para o prazer de cozinhar. A bancada A²to expressa a potência de compartilhar saberes, propondo uma evolução do espaço que habita nossas memórias mais afetivas, a cozinha dos encontros e dos sabores. Com a indução invisível, os acessórios essenciais da gastronomia e a possibilidade de se transformar em uma superfície minimalista e versátil para outras atividades do cotidiano, A²to multiplica e dinamiza os espaços da casa. A cozinha em torno do fogo, no meio da casa, vivendo e convivendo com a nossa natureza.
Entender o desejo de quem vê a cozinha como espaço-chave em suas vidas, faz parte do cotidiano de Patrícia Pomerantzeff. Qual a superfície desejada, o uso da área molhada, os acessórios, as cubas, as bordas, o entorno, enfim, as variáveis que devem ser traduzidas em design. Sistematizar e democratizar a melhor solução para a bancada da cozinha ideal foram os desafios da parceria Officina Portobello e Doma, que criaram DOMATECA, um sistema de design para personalização inteligente de cozinhas.
A linha é uma biblioteca de módulos componíveis que são definidos conforme o checklist de cada cozinha desejada, como a Doma Farm, que propõe a área molhada como protagonista em uma solução robusta e elegante. São formas ousadas e inusitadas que compõem uma solução que faz da funcionalidade uma premissa. A cozinha ideal, única, prática, funcional e com detalhes de alta-costura. O resultado é a cozinha de cada um.
A Portobello também antecipa a linha Solar de revestimentos cerâmicos, com a assinatura dos designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrósio, grandes parceiros na defesa da economia circular e design sustentável no Brasil. A linha faz parte do projeto Sururu: Conchas que Transformam, iniciado com o Cobogó Mundaú, elemento vazado produzido a partir da casca do sururu, molusco patrimônio imaterial de Alagoas e que ganhou esse nome em homenagem à Lagoa do Mundaú, na zona urbana de Maceió. A concha é a principal matéria-prima do projeto em parceria com o IABS (Instituto Brasileiro de Sustentabilidade) e do instituto A Gente Transforma, liderado por Marcelo Rosenbaum, responsável por gerar trabalho a comunidade local e oportunidades de sustentabilidade na região.
Solar é uma linha de revestimentos que resgata a linguagem da arquitetura brutalista, inspirada por Lina Bo Bardi. As conchas do sururu e o cimento se unem para produzir cores vibrantes e robustez, tornando as paredes mais sustentáveis do que nunca. As superfícies da linha reproduzem efeitos ripados e lineares, combinando com maxitijolinhos e suas cores solares iluminadas pelo efeito furta-cor das conchas. A beleza e a contemporaneidade da coleção são um convite a projetos que buscam um mundo melhor, mais bonito e sustentável. A parceria entre Portobello, Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrósio se aprofunda ainda mais no design essencial, com um projeto social que tem mudado a vida de uma comunidade inteira através do sururu. A nova linha é a prova de que é possível unir beleza, tecnologia e sustentabilidade em um só produto.
Outros lançamentos
Além das coleções assinadas, contemplam ainda a Authentic as linhas Alpissimi, Avantgarde, Modernistas, Bloomy, Borghini Viola e Creta. Os lançamentos estarão disponíveis nas 150 lojas Portobello Shop de todo o país a partir do dia 13 de março.
Alpissimi
Reprodução autêntica do mármore verde do Vale d’Aosta, Alpissimi é expressão máxima da tecnologia em lastras. A combinação cromática, do verde intenso com os veios pretos e brancos em superfícies polidas e acetinadas, é a materialização da capacidade humana de mimetizar a natureza através do conhecimento. Uma joia das superfícies minerais, Alpissimi está disponível nos formatos 120×120 e 120×270 nos acabamentos natural e polido.
Avantgarde
A força das ideias disruptivas para transformar algo consolidado inspirou a recriação do clássico carvalho, a madeira de lei das florestas europeias e americanas. Recriar o carvalho em porcelanato é superar desafios de design e de tecnologia, é trazer o natural para patamares ainda inexplorados, é combinar a sensibilidade criativa com a inovação emergente. Avantgarde reproduz a madeira atemporal em três cores e formato superlongilíneo – 20×120 e 21×180 – em uma superfície onde o touch é protagonista. Textura que desafia o material e provoca sensações inesperadas é a digital que torna Avantgarde única. Super Touch – nova superfície Portobello que combina a sensibilidade do design handmade com a inovação alcançada pela tecnologia.
Modernistas
Uma linguagem com identidade brasileira, as superfícies de concreto moldadas in loco com formas de madeira incorporam-se cada vez mais na arquitetura contemporânea. Uma referência a essa técnica inspirou as réguas em concreto natural e pigmentado, as Modernistas, que ampliam os elementos para fachadas ou superfícies internas para projetos originalmente modernos e contemporâneos. Modernistas Concreto, Terracotta, Off White e Carbone, nos formatos 08×120 e 12×100.
Bloomy
Cada casa tem seu perfume, seu frescor, sua cor, sua textura. Bloomy representa a melhor sensação de estar em casa, quando o aconchego floresce, emerge do mix de escolhas que transformam espaços em moradas. Neutro e acolhedor nos tons e superfícies, sofisticado e elaborado nos detalhes, surpreendente nos toques específicos para cada aplicação, Bloomy é um sistema para envolver pisos e paredes em uma atmosfera que convida a ficar. A essência da matéria é uma fusão entre a delicadeza do mármore e a contemporaneidade do cimento, que se apresenta em versões com brilho, acetinada, texturizada para áreas externas, além da inusitada trama de tecido esculpida na superfície. Disponível em 3 cores, Bloomy Off White, Bloomy Rope e Bloomy Fog, nos acabamentos nat, pol e ext.
Borghini Viola
Os mais nobres e clássicos mármores brancos têm em comum sua origem, a região de Carrara na Itália, que se estende dos Alpes ao mar. Esse pequeno território é berço de cavas tão diversas quanto preciosas dos mais raros mármores brancos. As formas e cores dos veios, desenhadas pelo tempo e pela natureza, definiram como cada mármore de Carrara é reconhecido. O Borghini, que tem veios orgânicos que tendem ao círculo, foi batizado pela semelhança formal aos centros urbanos desenvolvidos a partir de um núcleo de comércio na Idade Média, os burgos. O tom burgundy é a marca de sofisticação do Borghini Viola. Raro na natureza, esse tom é resultado do estado da arte da tecnologia cerâmica que garante a exclusividade das superfícies contínuas e ilimitadas das Lastras Portobello. Disponível nos formatos 120×120 e 120×270, nos acabamentos natural e polido.
Creta
A paisagem mediterrânea da ilha de Creta definiu os tons naturais que ora se acinzentam, ora ganham reflexos do mar e das montanhas. O charme das matizes cromáticas é a variação quase aquarelada da técnica do cimento artesanal pigmentado. Entre tons que variam de intensidade, os formatos longilíneos das réguas ou dos bricks provocam um jogo de escalas arrojado e de forte personalidade. Nos formatos 11×120, 60×120 e 05×25, é opção para pisos e paredes. Mas, além das formas planas, Creta apresenta Carven, um relevo 20×20 esculpido nos mesmos matizes e que transforma paredes em arte. Monocromático em diferentes intensidades, arrojado nos formatos e dialogando com dimensões esculturais, Creta transforma o básico em extraordinário.
Upgrade
As paisagens idílicas da Toscana seduzem o olhar. Um cenário autêntico com características marcantes e singulares dos belos fins de tarde, arquiteturas icônicas e obras de arte. A exuberância dessa região inspira o exclusivo Gray Marble. Um mármore particular de tons cinzas. Seus ricos veios direcionados se espalham pela superfície, com cristais que transitam nas escalas de branco ao marrom. Um mármore com toda a elegância da Toscana. Já disponível nos acabamentos natural e polido nos formatos 90X90, 90X180, 120X120, 120X278, Gray Marble ganha a nova escala 60×120 e a sua linha fica ainda mais completa e versátil. Gray Marble, um mármore contemporâneo para ambientes extraordinários.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).
Pingback: Portobello lança coleção Authentic com linhas assinadas – Agência de Notícias