Na esteira do crescimento do setor de comunicação corporativa no Brasil, a Presse Comunicação, agência fundada em Blumenau, completa 15 anos no mercado neste mês de junho, consolidando a expansão para o Sul do Estado. Há dois anos, a empresa abriu unidade na cidade de Tubarão, praça que já representa 36% dos clientes. A Presse atende atualmente mais de 40 clientes de diversas regiões do Estado, de outras partes do país e até do exterior.
Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o crescimento do setor de comunicação corporativa no Brasil em 2022 foi de 6% em relação ao ano anterior, bem acima da média do PIB brasileiro. No ano passado, o setor faturou um recorde de R$ 4,9 bilhões.
“Esses números refletem o fato de as empresas estarem cada vez mais descobrindo o valor estratégico de uma boa reputação. É um indicativo da necessidade dos negócios se manterem relevantes ao estabelecerem um diálogo com seus públicos, comunicando seus propósitos, cultura e identidade”, observa a jornalista sócia da Presse, Cristiane Soethe Zimmermann. Seguindo esse movimento, a Presse registrou um crescimento de 35% no ano passado.
De acordo com dados da Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), neste ano de 2023 o mercado de agências de comunicação corporativa deve aumentar de 15% a 20%.
“Com o fortalecimento da nossa atuação no Sul do Estado, devemos também seguir este fluxo de crescimento em 2023. Chegamos a Tubarão com um modelo de atendimento diferenciado para as marcas, negócios e profissionais liberais, como médicos, que desejam ter conteúdos estratégicos e mais assertivos e se destacar de forma personalizada diante dos concorrentes”, comenta a sócia da Presse e coordenadora da unidade no sul do Estado, Fernanda Momm.
Ela acredita que a função das agências de comunicação tem sido mais valorizada, quando facilitam a vida dos empresários e profissionais liberais nos meios digitais.
“Nós somos uma assessoria de comunicação completa, parceira do sucesso do cliente, cuidando da sua imagem, reputação e relacionamentos com seus públicos de interesse”, comenta.
Novas tecnologias e comunicação corporativa
Ao contrário do que muita gente pensa, as novas tecnologias não devem frear o desenvolvimento do mercado de comunicação corporativa.
“Embora as novas tecnologias sejam importantes, é essencial não negligenciar as abordagens tradicionais de comunicação corporativa, como relacionamento com a imprensa, eventos, materiais impressos, entre outros. Uma estratégia bem-sucedida geralmente combina o uso inteligente de novas tecnologias com métodos estabelecidos”, explica Fernanda, lembrando que é necessário investir em habilidades digitais e fomentar um ambiente de aprendizado contínuo.
Cristiane acrescenta que é necessário acompanhar as tendências tecnológicas e estar atento às inovações em IA, automação, análise de dados e mídias sociais, por exemplo, para identificar oportunidades e adaptar as estratégias de comunicação.
“Porém, a inteligência artificial não vai substituir elementos fundamentais para a comunicação, como criatividade, pensamento estratégico, empatia e compreensão das informações. Além disso, o relacionamento humano sempre será necessário para construir a confiança. E não podemos esquecer que a comunicação corporativa envolve também questões éticas, como lidar com privacidade, segurança de dados de impacto sociais. Decisões essas que exigem um julgamento ético e entendimento das implicações e demandam um olhar humano”, aponta Cristiane.
Sobre a Presse Comunicação
A Presse Comunicação foi fundada em 2008 pelas jornalistas Cristiane Soethe Zimmermann e Fernanda Ricardo Souza Momm, em Blumenau. Oferece serviços de assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, produção de conteúdo para publicações impressas e digitais, serviços de marketing digital, entre outros serviços de comunicação corporativa. Possui escritórios em Blumenau e Tubarão, é formada por uma equipe de nove profissionais e atende mais de 40 clientes de diversas partes do Brasil e do exterior.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).