Em sua quinta participação na CASACOR SC, os renomados arquitetos Allan Chierighini, Maria Graziella Oliveira e Talissa Potrick, da Progetta Studio, assinam um projeto inovador e natural, totalmente diferente do que já apresentaram até hoje.
Com 60 metros quadrados, o projeto foi pensado para receber com qualidade e aconchego, e foi desenvolvido para o maior e melhor resort de Santa Catarina, o Costão do Santinho. O espaço se destaca pela paleta de cores suaves em tons de areia, inspirados nas praias mais desejadas do mundo, criando um ambiente leve e acolhedor.
A iluminação, como elemento central, foi usada para valorizar o espaço, destacando os contornos e ângulos diferentes da planta. A luz trouxe uma atmosfera de aconchego, despertando os sentidos e tornando o ambiente mais sensorial. Isso reflete a intenção dos arquitetos em criar um ambiente que envolva o visitante em uma experiência completa.
Os arquitetos se inspiraram no universo praiano, saindo de sua zona de conforto para atender um cliente específico. O projeto se afastou das linhas retas tradicionais, adotando formas curvas que remetem ao movimento da areia, das dunas e do mar. Prateleiras em formas orgânicas, mesas arredondadas, desenho do teto curvo, simbolizam esse movimento e se tornam destaques do projeto, organizando o espaço e adicionando elementos de fluidez.
O Refúgio Celebrar foi concebido e executado em apenas duas semanas, e, para garantir agilidade, a equipe optou por um projeto sustentável, sem obras pesadas. A Progetta Studio mostra, mais uma vez, que veio para solucionar problemas e atender desafios com inovação e eficiência.
“Nosso grande desafio como arquitetos é transformar ambientes complexos e plantas difíceis em espaços funcionais e esteticamente atraentes. Em projetos como este, onde o espaço apresenta limitações – como pé-direito baixo, pouca iluminação ou assimetria – a criatividade e o conhecimento técnico tornam-se essenciais. Temos experiência em lidar com esses desafios, seja através de soluções arquitetônicas inovadoras, seja utilizando materiais sustentáveis que dispensam grandes obras. Nossa equipe foca em resolver problemas com eficiência, garantindo que, mesmo em prazos curtos, o resultado final seja impecável e atenda às expectativas dos nossos clientes. Esse projeto é um exemplo claro de como a técnica, unida à sensibilidade estética, pode transformar qualquer ambiente em algo extraordinário.”, afirma Allan Chierighini, arquiteto da Progetta Studio
O espaço assimétrico, com pé direito baixo e pouca iluminação natural, representou um desafio desde o início, mas foi transformado em um verdadeiro refúgio natural e sensorial. A parede revestida com pedriscos de mármore italiano traz a sustentabilidade para o centro do projeto, transportando os visitantes para um ambiente paradisíaco.
Elementos naturais, como os vasos que incorporam fontes de água e o acabamento do piso, que remete à sensação de andar na areia, reforçam a conexão com a natureza. As cortinas em tons de verde suave, desenhadas com um movimento que remete às ondas do mar, ampliam o conceito de fluidez e ligação com o meio ambiente.
O projeto também conta com um jardim suspenso no teto, trazendo frescor e vida ao ambiente, e as fotografias da fotógrafa Patrícia Vieira. A imagem da entrada do ambiente é uma impressionante floresta na Costa Rica, onde o verde é o grande destaque. As outras imagens capturam a essência de praias paradisíacas como Bimini nas Bahamas, Fernando de Noronha, no Brasil e Algarve em Portugal, reforçando o conceito de imersão nas paisagens naturais e a tranquilidade.
O resultado é um ambiente comercial com um conceito contemporâneo, chic e aconchegante, ideal para uma agência de turismo que busca inspirar os visitantes a sonharem com suas próximas viagens. A Progetta Studio provou mais uma vez sua capacidade de criar espaços funcionais, sustentáveis e sofisticados em tempo recorde. Este ambiente não é apenas um espaço de atendimento, mas um verdadeiro refúgio natural em meio à movimentada mostra de arquitetura e design.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).