No mês da Consciência Negra, a NDTV – RECORD lança a série de reportagens “Vozes da Consciência – Afrofuturismo” para dar visibilidade a personalidades negras que marcaram a história de Santa Catarina. O objetivo é promover a conscientização sobre a importância da diversidade e valorizar o legado histórico de personalidades, contribuindo para a construção de um futuro mais inclusivo.
Conduzida pela jornalista e apresentadora Amanda Santos, a produção será exibida no programa Balanço Geral a partir de 18 de novembro. São cinco reportagens sobre figuras históricas que influenciaram as identidades culturais, literárias, artísticas, além da comunicação e da política.
“Eu me sinto muito feliz de estar à frente desse projeto. Não é apenas sobre uma jornalista negra que pesquisou lideranças para apresentar representatividades. É sobre todos nós, explica Amanda.
A série multiplataforma destaca a presença africana no cotidiano da capital e em todo o estado, resgatando histórias e personalidades esquecidas.
“Ela vem de acordo com um movimento de mercado e social. As empresas estão com um olhar mais atento para iniciativas inclusivas. Olhar para o passado e reverenciar personalidades negras que foram esquecidas pela história é mais que uma retratação. É uma responsabilidade moral de todo o cidadão”, completa a apresentadora.
Personalidades negras em destaque
A primeira reportagem apresenta João Augusto Penedo, o primeiro maestro negro civil contratado pela Polícia Militar para liderar a banda, além de Graciliano Guedes Pompeu e Roberto Kel, outros importantes maestros.
Na segunda, Heráclito Carneiro Ribeiro é destacado como o único presidente negro do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, fundador do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina e filho de Ernesto Carneiro Ribeiro, um renomado professor.
Já a terceira vai abordar a trajetória de Abdon Batista, cujas fotos foram embranquecidas ao longo do tempo. Ele foi deputado estadual e federal, senador e prefeito de Joinville, além de filiado ao Partido Liberal e participante da Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina.
Na quarta, Tercília dos Santos, uma artista de 70 anos, é considerada uma das grandes representantes da pintura naif no Brasil, destacando a importância da arte popular e espontânea.
Por fim, a quinta reportagem foca nos negros de destaque na atualidade, mostrando em quais áreas eles se destacam e como estão influenciando o presente e o futuro.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).