Em busca de ampliar o relacionamento com clientes, distribuidores e mecânicos, a RIO – Riosulense (Rio do sul/SC) tem participado dos principais eventos do setor automotivo de 2024. Seu próximo destino é o Congresso Brasileiro do Mecânico, dia 19 de outubro, no Expor Center Norte/Pavilhão Amarelo (SP/SP). A empresa estará no estande localizado na rua B e levará conteúdo sobre “Componentes de Motores”, em palestra proferida por Livia de Oliveira, Analista de Desenvolvimento de Produto da RIO, às 15h, no Box Técnico C.
Marca global, a RIO está entre as principais fabricantes de peças automotivas da América Latina. “Essa é a terceira vez que participamos do evento, voltado sobretudo para aplicadores e mecânicos em busca de aperfeiçoamento em cursos. Queremos nos aproximar desses profissionais para identificar as necessidades em relação à nossa marca, levantar dúvidas sobre os produtos e, assim, abrir caminhos para novas oportunidades”, ressalta Ornelio Kleber, CEO da RIO.
Segundo ele, São Paulo representa a maior fatia de mercado da RIO, pois é a região onde está a maior frota do País. “Costumamos receber em nosso estande muitos clientes de todo Brasil, mas o maior público é sempre de São Paulo. São clientes que temos contato no dia a dia, por meio dos promotores de venda, e o evento ajuda a ampliar o relacionamento e a proximidade com o nosso público”, acrescenta.
Crescimento – Desde 2022 são realizados investimentos na RIO para expansão da marca nos mercados onde atua – automotivo (veículos leves e pesados) e agrícola –, aumentando a capacidade produtiva total da empresa em aproximadamente 25%. “A meta é atender a todos os motores do mercado, por isso, nos dedicamos ao aumento das linhas de produto e ao complemento das linhas já oferecidas”, ressalta Ornelio.
Para atingir essa meta, a empresa investiu só este ano 10% de seu faturamento bruto na aquisição de máquinas, e, também, na automação de linhas de produção, com a instalação de robôs colaborativos, assim compondo o centro de usinagem mais completo. Em outra frente, está ampliando as estruturas de logística, com galpões para armazenagem de materiais e produtos, principalmente pela ampliação de portfólio tendo ao longo do ano diversos lançamentos de produtos. Seu amplo parque fabril hoje possui 27.000 m2 construídos e área total de 1.000.000 m2.
Além disso, a empresa projeta fechar 2024 com um crescimento acima de 20%. Para alcançar esse objetivo, é fundamental para a RIO, entre outras estratégias, também participar de feiras e eventos de aftermarketing. Neste ano, participou da AUTOPAR (PR), AUTOP (CE) e Expo Peças (GO), além de algumas feiras de exportação. Também são destaque as estratégias de atuação específicas para os diferentes mercados de atuação da empresa. “No setor automotivo, a RIO tem avançado constantemente a participação no mercado de montadoras, tanto no crescimento de projetos com os atuais clientes, quanto no desenvolvimento de projetos para novos clientes”, explica Ornelio.
Segundo ele, paralelamente, a empresa espera dobrar, nos próximos três anos, a participação do segmento de máquinas agrícolas nos negócios, passando dos atuais já representativos 7% para 14%. Também, está em pleno crescimento no aftermarket, buscando sempre lançar produtos – o que tem levado a um crescimento de 20% de vendas ao ano.
Atualmente com 900 colaboradores, a RIO fornece 21 famílias de produtos, somando mais de 8 mil itens no portfólio. Entre outros itens em grande ascensão nas vendas, destacam-se bronzinas, eixo de comando, kit de distribuição, parafuso de cabeçote, juntas para motor, anel de pistão e válvulas.
A RIO também tem forte presença nas exportações, que representam 10% de seu faturamento, e exporta para mais de 25 países da América Latina e da Europa, e, também, para os Estados Unidos. E ainda está sempre presente em feiras internacionais, como a “Latin Tyre & Auto Parts Expo”, no Panamá; e “Automechanika”, de Frankfurt.
Conteúdos exclusivos – Preocupada em levar informação de qualidade ao setor, a RIO lançou recentemente a “Garagem do Expert”, plataforma onde mecânicos e retificadores podem assistir a videoaulas gratuitas. Faz parte a participação em fórum para sanar dúvidas técnicas e receber certificação.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).
Pingback: RIO estará no Congresso Brasileiro do Mecânico para ampliar oportunidades de negócios – Agência 6 – Jornal Floripa