Selo de Indicação Geográfica da Linguiça Blumenau é lançado em evento

Compartilhe esta notícia:

O lançamento oficial da Indicação Geográfica da Linguiça Blumenau aconteceu nesta segunda-feira, 14, em um evento na Vila Germânica, que contou com a presença de autoridades locais, representantes do Sebrae/SC e da Associação das Indústrias Produtoras de Linguiça Blumenau (ALBLU), além de produtores da região.

“Hoje estou aqui para agradecer a todos os envolvidos, foi um caminho árduo e não é fácil chegar a esse resultado. Muito obrigado a todos que participaram e acreditaram nesse projeto, que é um reconhecimento do nosso trabalho e mais um atrativo para a região”, declarou João Rodrigues de Souza Júnior, Presidente da ALBLU.

Lançamento aconteceu nesta segunda-feira (14) e contou com a presença de autoridades locais, representantes do Sebrae/SC e ALBLU, além de produtores da região. Divulgação

O Sebrae/SC atuou no processo de orientação e apoio técnico aos produtores locais, desde o desenvolvimento do estudo de Indicação Geográfica até a promoção da Linguiça Blumenau no mercado. Já a ALBLU foi a responsável pela união dos produtores em prol desse reconhecimento e pelo pedido frente ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

“O  Sebrae/SC está desde o início com a ALBLU, auxiliando com apoio técnico. A ideia do evento é reunir as pessoas para que elas conheçam um pouco mais da indicação geográfica e das empresas que fazem parte da associação. O evento tem esse objetivo conectar a imprensa, as autoridades e as pessoas que formam opinião na região. A indicação geográfica valoriza tanto a cultura regional como também esses empresários que acreditaram no potencial dos produtos. O evento veio para consagrar tudo isso”, destaca Vagner Moreno, analista de negócios do Sebrae/SC.

Atualmente, as indústrias de produção da Linguiça Blumenau associadas à ALBLU ficam nas cidades de Gaspar, Blumenau, Pomerode, Timbó e Indaial. Além dessas, produtores de outras cidades como Presidente Getúlio, Lontras, Presidente Nereu, Rio do Sul, Aurora, Ituporanga e Imbuia também podem integrar a Indicação Geográfica (IG). No entanto, somente as indústrias situadas dentro da área geográfica protegida pela IG estão autorizadas a utilizar a Indicação de Procedência, rotulando os produtos com a denominação de Linguiça Blumenau.

Segue Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais:

Instagram Facebook LinkedIn Twitter  Telegram  YouTube Blog  Site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *