Foram 09 dias que reuniram em Blumenau ações que mexeram com toda a cadeia produtiva da cerveja artesanal brasileira. A Semana Brasileira da Cerveja, encerrada no último sábado (09), coroou a bebida produzida no Brasil com a apresentação da Federação Internacional de Concursos Cervejeiros, formada inicialmente por organizadores do Brasil, Paraguai, Argentina, México, Colômbia e Uruguai.
O Concurso Brasileiro de Cervejas premiou 408 cervejas, escolhidas entre 4.147 amostras de 567 cervejarias de 21 estados do país. Todas avaliadas por mais de 100 jurados, de 21 países – foram entregues 127 medalhas de ouro, 141 de prata e 140 de bronze.
A Semana, iniciada com a terceira edição da entrega da Comenda da Cerveja Brasileira, também contou com o Congresso Internacional da Cerveja (CONIB), o SC Gourmet, focado em harmonização e gastronomia, e o Festival Brasileiro da Cerveja. Renato Campos Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae catarinense, parabenizou a organização.
“A cerveja movimenta uma cadeia produtiva muito forte no Brasil inteiro. Em Santa Catarina esta vocação é ainda mais especial. Afinal, Blumenau é considerada a Capital Brasileira da Cerveja”, comentou.
Justificando todo o apoio e patrocínio, Vicente Scalia, analista de Negócios do Sebrae Nacional, disse que “todos os eventos da Semana da Cerveja Brasileira corroboram com a missão do Sebrae. O mercado cervejeiro brasileiro é formado em sua maioria por micro e pequenas empresas.
A próxima edição já tem datas, com a Comenda ocorrendo em 07 de março, o julgamento do Concurso entre os dias 08 e 10, a noite de premiação no dia 12 e o Festival, o CONIB e a Feira de 13 a 15.
A organização também avalia a possibilidade de uma segunda edição anual, fora de Blumenau. “Estamos no limite do crescimento, com fila de espera. A programação na Capital Brasileira da Cerveja está mantida, mas estamos estudando edições em outras capitais”, adianta Develon da Rocha, presidente da Semana da Cerveja Brasileira.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).