A 3ª edição do Tech Talks Floripa Square atraiu uma forte presença de líderes de negócios e profissionais do marketing e da publicidade. A especialista em marketing digital e estratégico, Camila Renaux, e Delton Batista, fundador da 8R Estratégia e Crescimento de Negócios e presidente do LIDE SC, produziram um rico debate de mais de duas horas, centrado no ‘Futuro do Consumo nas Mãos da Geração Z’.
O fórum de discussões aconteceu no Hall de Projeções do Rooftop Floripa Square e foi transmitido ao vivo nas redes sociais. O pontapé inicial do evento foi dado por Valton Werner Jr, CEO do Floripa Square. Ele pôs em destaque os desafios da comunicação e do marketing em uma era onde a Geração Z se comunica de uma maneira distinta das estratégias tradicionais de publicidade e marketing.
Enquanto moderava o Tech Talks, Valton Werner Jr enfatizou a necessidade do mercado se adaptar para comunicar efetivamente com diferentes gerações, a fim de captar atenção e despertar o desejo de consumo.
“As Gerações Y (ou Millennials) e Z são distintas, mas a forma como interagem e lidam com tecnologia e mídias sociais é muito mais confortável do que para as gerações anteriores. Nós, os não-nativos digitais, precisamos fazer um esforço para aprender isso, enquanto para os nascidos a partir dos anos 90, é algo natural”, explicou Valton.
Camila Renaux ressaltou a importância da experiência para a Geração Z. “Esta geração se mostra especialmente sensível às experiências proporcionadas. Ela consome rádio, TV, é ativa nas redes sociais, utiliza a inteligência artificial, mas busca sobretudo, experiências memoráveis. Os nativos digitais não estão dispostos a resultados a qualquer custo, uma mentalidade que era mais comum em gerações anteriores. Eles valorizam a sustentabilidade, a governança, a ética, e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Portanto, como um grande insight estratégico, como atingimos a todos, mas principalmente a Geração Z? A resposta é: aposte na experiência.”
Múltiplas gerações, um só mercado
Delton Batista, presidente do LIDE SC, realçou a importância do debate para o universo empresarial, citando exemplos de padrões de consumo nas diversas gerações e salientando a relevância do cenário socioeconômico nacional para uma percepção mais objetiva sobre o assunto.
“Estamos diante de uma geração que valoriza mais os serviços do que os produtos, conforme indicam os estudos sobre a Geração Z. Mais viagens, mais experiências, uma tendência clara. Contudo, vivemos em um país de contrastes. Embora, por exemplo, a procura pelo aluguel de carros esteja em ascensão, ainda temos uma indústria importante dedicada à venda de veículos. Este desafio de equilíbrio de mercado tem preocupado os líderes de negócios, pois isso determinará o futuro das organizações”, disse Delton.
Durante o Talk, Camila Renaux chamou a atenção do público para outro fator importante da Geração Z, que é a influência e que tem a ver com a produção de conteúdo, com a sensação de pertencer a um lugar ou fazer parte de algo.
“O storytelling, a arte de contar histórias, pode ser uma palavra mágica para o nosso tempo. A história do seu negócio começa a ser contada desde o início, porque estar pronto não é uma decisão sua, é do mercado. Não tenha medo de compartilhar mesmo que pareça imperfeito. Essa ‘imperfeição’ pode criar conexão, identificação, algo que os influenciadores digitais fazem muito bem. Apesar da diferença entre influenciadores e nós que estamos no universo corporativo, é algo que eles podem nos inspirar”, acrescentou a especialista em marketing.
Experiência, além do debate
Antes do debate, um pôr do sol espetacular emoldurou a experiência dos participantes no mirante da Megatela Floripa Square, com vistas deslumbrantes de Florianópolis. Após as discussões, os presentes tiveram a oportunidade de fazer networking e trocar experiências adicionais com os convidados do Tech Talks.
“O evento foi um marco ao reunir profissionais da comunicação, marketing e negócios, e em particular do mercado publicitário, com o objetivo de discutir um tema essencial para o sucesso das empresas na nova economia”, explanou Delton Batista.
“Foi uma experiência extraordinária, graças às pessoas incríveis que idealizaram e participaram, tornando tudo isso realidade. Pela plateia, pela troca tão rica, e principalmente por poder contribuir com um discurso coerente a respeito de tendências, de consumo, Geração Z. Ficou claro que o público queria mais, e confesso, eu também! Foi demais”, finalizou Camila.
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