Trajetória de 40 anos da Construcolor é retratada em livro

Compartilhe esta notícia:

Os 40 anos de história da Construcolor, empresa líder no setor de tintas em Santa Catarina e uma das maiores do ramo no país, estão contados no livro Cores que inspiram, lançado nesta sexta-feira, 18 de outubro, em Blumenau.

A obra mostra a evolução da empresa desde a fundação na Itoupava Norte, em 1º de setembro de 1984, até a inauguração, há duas semanas, da 27ª loja da rede no bairro Rio Vermelho, em Florianópolis. O espírito empreendedor e o conceito de atendimento e relacionamento com os pintores do fundador, Reinaldo Fischer, com a parceria da esposa e gestora financeira, Marilde, se destacam nas 176 páginas do livro. A edição é da Vigia Editora.

Loja da Itoupava Norte, em Blumenau, deu origem a uma rede com 27 operações, 260 mil clientes e mais de 100 milhões de litros comercializados em 40 anos. Divulgação

A Construcolor foi a primeira loja especializada em tintas de Blumenau. A inauguração ocorreu menos de 30 dias após a enchente de 1984, quando o próprio imóvel da loja ficou submerso pelo Rio Itajaí-Açu.

“Sempre tivemos a intenção de deixar registrada a trajetória empresarial dos nossos pais para perenizar essa bonita história e, quem sabe, inspirar futuros empreendedores. Com muito trabalho e a capacidade de transformar cada obstáculo em oportunidade, eles mudaram o jeito de comprar tinta em Blumenau, antes restrito às grandes lojas de material de construção”, explica o filho Ewald Fischer Neto, que hoje comanda a empresa ao lado da irmã, Martina Fischer Dagnoni.

Distribuídas pelo Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis, as 27 lojas da Construcolor comercializaram 100 milhões de litros de tintas e complementos em quatro décadas. O período mais acelerado de expansão da rede ocorreu após 2010. Hoje são 300 colaboradores e mais de 260 mil clientes cadastrados pela empresa. A frota formada por 100 veículos roda 2 milhões de quilômetros por ano para entregar os produtos com agilidade. A evolução da empresa é apresentada no livro no formato fôlder, em oito páginas que se abrem formando uma Linha do Tempo horizontal.

Um capítulo do livro é dedicado aos pintores. A Construcolor foi pioneira ao lançar o Clube do Pintor, um programa de vantagens com mais de 10 mil profissionais cadastrados.

“Nossa prioridade é proporcionar que o pintor se sinta em casa e receba a atenção e a consultoria que ele merece. Por isso, estamos sempre inovando no relacionamento com os profissionais das tintas”, destaca Martina. Um exemplo recente é o #SouMaisPintor, evento que a cada edição reúne 2 mil pintores e expositores na matriz, na Itoupava Norte.

Produção e distribuição

Com capa dura e 100% colorido, o livro demorou sete meses para ficar pronto e mobilizou uma equipe de 10 profissionais. Será distribuído gratuitamente aos clientes, fornecedores e colaboradores da Construcolor, além de ser disponibilizado nas bibliotecas de universidades e escolas de negócios.

A coordenação editorial do projeto é do jornalista Edgar Gonçalves Jr., que liderou as redações do Diário Catarinense, em Florianópolis, e do Jornal de Santa Catarina, em Blumenau.

“Foi uma satisfação contar essa história. A trajetória empresarial da família Fischer é feita de superações e talento, sem perder a simplicidade e o jeito de se relacionar com as pessoas”, afirma o editor.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *