Último Grande Concerto da Temporada 2023 valoriza músicos blumenauenses

Compartilhe esta notícia:

Igreja Luterana do Espírito Santo, em Blumenau, através do Projeto Igreja Aberta, realizou durante o ano concertos e visitas guiadas em praticamente todos os fins de semana, e essa programação segue em 2024, inclusive em janeiro e fevereiro.

No próximo sábado, 25, às 19h30min, a Temporada de Concertos apresenta o coro de câmara Vocal Consort Blumenauensis. O grupo é formado por 20 integrantes e tem no comando o maestro Roberto Rossbach.

“Ao longo da temporada, tivemos a presença de nomes relevantes da música erudita nacional com carreira internacional e estamos muito felizes com os resultados e o envolvimento da comunidade. Por isso, nada melhor do que encerrar os Grandes Concertos desta temporada com um grupo que é prata da casa e tem um talento incontestável, fazendo um brilhante trabalho pela arte e música em nossa região”, explica o pastor Milton Jandrey.

O coro de câmara Vocal Consort Blumenauensis se apresentará neste sábado, 25, às 19h30min, na Igreja do Espírito Santo com repertório natalino e entrada gratuita. Divulgação

O evento será aberto ao público e de graça. O momento está sendo elaborado com muita dedicação pelos organizadores, que esperam forte presença do público. A programação especial do fim de ano terá o Natal como temática.

O grupo apresentará um repertório natalino com obras antigas, tradicionais, modernas e populares, compostas entre os séculos XV e XX. Em destaque estão três canções de Natal de uma coleção de músicas espanholas do Renascimento, publicadas em meados do século XVI, além do Magnificat para coro e órgão, do compositor modernista inglês Ralph Vaughan Williams, o Cântico de Maria.

O programa também contará com uma obra composta no início do século XX, baseada no evangelho de Lucas, capítulo 1, versículos 46 a 55. De acordo com o maestro Roberto Rossbach, o Grande Concerto será uma ocasião especial para o grupo.

“Estaremos reunidos com todos os integrantes pela primeira vez depois de um longo período e a expectativa é a melhor possível. Temos certeza de que será um momento inesquecível”, afirma.

Como já vem acontecendo no decorrer do ano, o Grande Concerto de novembro terá tradução em libras, audiodescrição e o público com baixa visão poderá acessar o programa em braile. Além do Grande Concerto, marcado para a noite de sábado, a Temporada 2023 também contará com o concerto matutino do sábado, 25, às 10h30min, com o organista residente da Igreja do Espírito Santo, Cleonir Zimmermann.

A programação do sábado continua com a visita guiada nas partes interna e externa da igreja, entre 9h30min e 12h30min. O público que quiser conhecer parte do programa de domingo, pode acessar a playlist que está disponível no Spotify.

Último Grande Concerto da Temporada 2023 da Igreja Luterana valoriza músicos blumenauenses. Confira o programa do Grande Concerto com Vocal Consort Blumenauensis:

1. Veni, Veni Emanuel (Canção de Advento)

Autor desconhecido do século XV. Arranjo de Christoph Dalitz (1993). Solista: Lúcio Mello.

2. Canção 33: Verbum caro factum est (atrib. Mateo Flecha el Viejo)

3. Canção 37: Dadme albricias, hijos d’Eva

4. Canção 40: Riu, riu, chiu (atrib. Mateo Flecha el Viejo)

Cancionero de Upsala (Suécia). Villancicos de Navidad a quatro vozes: coleção de músicas espanholas do Renascimento, de autoria desconhecida, publicadas em Veneza, em 1556. Solista e Percussão: Lúcio Mello.
Flauta Doce: Tatiane Krüger Niebuhr. Violoncelo: Alexander Viebranz. Cravo: Roberto Rossbach.

5. In dulci jubilo, nun singet und seid froh (1607)

Michael Praetorius (1571-1621). Tradicional canção de Natal da Idade Média, publicada em 1582.

6. Es ist ein Ros’ entsprungen (1609)

Michael Praetorius (1571-1621)
Solistas: Elke Haas Fonseca, Roseli Weingartner, Karin Haas Augsburger, Lúcio Mello, Marcos Silva. Violoncelo: Alexander Viebranz. Cravo: Roberto Rossbach.

7. O Jesulein süss

Johann Sebastian Bach – arranjo (1685-1750). Solista: Ricardo Haas. Violino: Roseli Weingartner. Violoncelo: Alexander Viebranz. Cravo: Roberto Rossbach.

8. Süsser die Glocken nie klingen

Friedrich Wilhelm KRITZINGER (1816-1890). Canção tradicional de Thüringen, de 1826 e arranjo de Jürgen Knuth. Solistas: Ricardo Haas, Elke Haas Fonseca, Karin Haas Augsburger, Lúcio Mello, Marcos Silva. Violino: Roseli Weingartner. Violoncelo: Alexander Viebranz. Cravo: Roberto Rossbach.

9. Ehre sei Gott, Op. 9, no 2

Música de Friedrich Silcher (1789-1860) e texto de Paul Gerhard (1607-1676).

10. Magnificat

WILLIAMS, Ralph VaughanWilliams (1872-1958). Órgão: Roberto Rossbach.

11. Virgin Mary had a Baby Boy

Negro Spiritual. Arranjo de Thomas Pauschert. Piano: Roberto Rossbach.

12. Noite Azul (Feliz Natal, 1949)

Klécius Caldas e Armando Cavalcanti. Arranjo de Cyro Pereira. Piano: Roberto Rossbach.

13. Vinde vê-lo (Que milícia portentosa…)

Canção polonesa do século XVI e tradutor desconhecido.

14. Stille Nacht, heilige Nacht

Música de Franz Gruber (1787-1863) e texto de Joseph Mohr (1792-1848). Arranjo de Jürgen Knuth.

A programação também pode ser acompanhada pelo site: http://www.luteranosblumenau.com.br/#concertos

Sobre a Temporada de Concertos 2023

A Temporada de Concertos começou em março e, desde então, realiza concertos semanais aos sábados, no período da manhã. Além das apresentações, a temporada também oferece ao público visitas guiadas pela igreja, que é patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e um dos cartões postais de Blumenau.

A Temporada de Concertos Musicais 2023 é promovida pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina, tem o patrocínio de Altenburg, CartonDruck, Volvo Dicave, Fey, Havan, Karsten e Silmaq, conta com o apoio da Rádio União FM Blumenau e Escola Barão do Rio Branco, e tem a produção da Verbo Ideação Cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *