Vai de Vinho Brasileiro apresenta o universo das uvas nacionais

Compartilhe esta notícia:

As uvas brasileiras são as estrelas do novo episódio do podcast Vai de Vinho Brasileiro, que estreia nesta quarta-feira (8), às 19h, nos canais do Vinho Brasileiro no YouTube e Spotify e nas principais plataformas de streaming. A atração é uma iniciativa do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi-RS) e com apoio do Sicredi e do Sebrae.

Apresentado pelo wine influencer e especialista em vinhos Daniel Perches, do perfil @vinhosdecorte, o quarto episódio tem como tema Uvas Brasileiras: Variedade e Potencial. Para enriquecer o debate, Perches recebe Patrícia Ritschel, pesquisadora do Programa Genético Uvas do Brasil, da Embrapa Uva e Vinho, e André Donatti, gerente geral e enólogo-chefe da Vinícola Campestre.

Novo episódio do podcast destaca como as variedades autóctones e híbridas impulsionam a vitivinicultura brasileira. Divulgação

O programa explora as principais variedades de uvas cultivadas no Brasil, abordando suas características e contribuições para a vitivinicultura nacional. O episódio também aborda o cultivo de uvas autóctones e híbridas, uma tendência crescente que valoriza a identidade vitivinícola brasileira. Patrícia compartilha detalhes sobre o processo de desenvolvimento dessas variedades e sua adaptação ao clima e mercado nacional.

Para finalizar, o programa traz o quadro de perguntas rápidas, com dicas de harmonização, recomendações de livros, filmes e influenciadores, além de uma discussão divertida sobre a polêmica prática de consumir vinho com gelo.

Sobre o Consevitis-RS

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *