Vídeo divulga pontos turísticos desconhecidos de Indaial

Compartilhe esta notícia:

Apesar do potencial turístico, Indaial, que completou 90 anos em março, ainda possui alguns pontos de interesse pouco conhecidos, até mesmo entre os moradores, especialmente os mais jovens. Identificada essa lacuna, o indaialense Rafael Antônio Paul, de 19 anos, idealizou o projeto “Além dos Cartões-Postais: Descobrindo Novos Horizontes em Indaial”. A iniciativa teve objetivo de destacar essas áreas por meio de um vídeo de 17 minutos, trazendo à tona histórias e curiosidades de seis locais singulares da cidade.

O projeto se concentrou em capturar imagens aéreas e realizar entrevistas nos seguintes locais: Ilha Zimlich (Ilha dos Trapalhões), Mirante Morro do Barão, Capela Santo Antônio, Igreja Alto Warnow – Nossa Senhora Perpétuo Socorro, Ponte de Madeira Marechal Deodoro da Fonseca e Morro do Macaco. “Além de ressaltar as belezas naturais e patrimônios históricos de Indaial, o objetivo foi criar um sentimento de pertencimento e orgulho nos munícipes, especialmente nos jovens”, destaca Rafael.

Projeto “Além dos Cartões-Postais: Descobrindo Novos Horizontes em Indaial” traz à tona histórias e curiosidades de seis locais singulares da cidade. Divulgação

O vídeo, que está disponibilizado no YouTube, também será exibido em cinco escolas públicas de bairros periféricos de Indaial, abrangendo cerca de 300 estudantes de 14 a 15 anos. A iniciativa visa não apenas aumentar o conhecimento sobre os pontos turísticos locais, mas também promover a inclusão cultural e a valorização da identidade da cidade.  A Escola Básica Professora Úrsula Kroeger e Escola Básica Municipal Professora Maria da Graça dos Santos Salai já receberam o projeto nos dias 10 e 11 de outubro respectivamente.

A produção do vídeo, feita em formato acessível, inclui tradução em Libras, audiodescrição e legendas. A equipe responsável conta com Rafael Paul na direção geral e produção técnica, Jane Liesenberg como produtora cultural, Gabriela Bortolatto na apresentação, além de profissionais especializados em acessibilidade, como Mara Rubian Matteussi Garcia Kortelt, consultora e audiodescritora roteirista, e Valdemétrius Castro Neris, intérprete de Libras. A proposta busca assegurar que o conteúdo seja acessível e atraente para diferentes públicos, ampliando o alcance da iniciativa.

Para complementar as exibições, um folder informativo sobre os locais filmados é distribuído aos estudantes, que poderão levar o material para suas famílias, ampliando a divulgação e o conhecimento sobre os atrativos turísticos de Indaial. Todas as atividades são gratuitas e voltadas para a valorização da cultura local.

“A proposta surge como uma oportunidade de fortalecer os movimentos culturais e o turismo local, além de envolver diversos profissionais do setor cultural. É um projeto idealizado por um indaialense para os indaialenses, promovendo o reconhecimento da riqueza cultural da cidade”, afirma Rafael. 

A realização do projeto “Além dos Cartões-Postais: Descobrindo Novos Horizontes em Indaial” é viabilizada através do edital de chamamento público para fomento do audiovisual – Lei Paulo Gustavo, executado com recursos do Governo Federal por meio da Fundação Indaialense de Cultura.

Saiba mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *