A Salton, vinícola mais antiga do país em atividade, consolida ano a ano sua posição de principal exportadora de espumante brasileiro para o mercado norte-americano. Além de já ter comercializado mais de 3 milhões de garrafas para os Estados Unidos desde 2020, um reconhecimento obtido recentemente reforça o protagonismo da marca gaúcha em solo americano. Desta vez, o espaço veio do Wine Enthusiast, um dos mais importantes e respeitados veículos do mundo do vinho. A plataforma Importer Connection, do Wine Enthusiast, avaliou e classificou o IP Campanha Vinhedo da Lebre, tinto da Salton, com uma pontuação de destaque.
O primeiro vinho da Salton que leva o selo da Indicação de Procedência (IP) Campanha Gaúcha recebeu 91 pontos, considerado ‘muito bom’ pelos críticos. “Amadurecido por nove meses em barricas de carvalho francês e americano, esse vinho apresenta autenticidade, complexidade e elegância que são verdadeiras marcas da região. Ele com certeza expressa o terroir da Campanha”, explica Gregório Bircke Salton, enólogo e Diretor Técnico da Salton.

Ao todo, seis rótulos da Salton foram avaliados pela plataforma e todos receberam escore a partir de 89 pontos. A plataforma Importer Connection faz parte de um programa desenvolvido para conectar produtores de vinho de todo o mundo a importadores nos Estados Unidos. A iniciativa permite que vinhos ainda não importados para o país sejam avaliados por especialistas na sede do Wine Enthusiast, em Nova York. Os resultados da análise são publicados no site especializado da Importer Connection, permitindo visibilidade entre importadores e apreciadores de vinho nos EUA.
Entre os principais produtos da Salton comercializados para os Estados Unidos se destaca o espumante Salton Alma Brut, desenvolvido exclusivamente para a Total Wine and More, maior varejista de vinhos do país – só nesta rede, a Salton está presente em 277 pontos de venda. A Fogo de Chão, conhecida rede brasileira de churrascarias, também conta com rótulos da Salton em 76 locais nos Estados Unidos.
O compromisso da Salton com a excelência se reflete não apenas no mercado internacional, mas também no avanço tecnológico e científico aplicado em seus vinhedos e processos de elaboração. Nos últimos três anos, os vinhos e espumantes da vinícola conquistaram mais de 350 medalhas em competições internacionais, consolidando sua posição entre os grandes nomes da enologia mundial. Além dos EUA, a Salton também mantém negócios com países da Ásia, Europa e Américas, trabalhando também com mercados menos tradicionais do continente africano.
Sobre a Salton:
A Salton é a marca número 1 de espumantes no Brasil (Wine Intelligence, 2022), liderando a categoria no mercado nacional desde 2005 (Nielsen). É reconhecida ainda como a maior produtora de espumantes do país (Adega Ideal, 2022). Foi a primeira marca nacional a conquistar o Top 1 de vinhos no Brasil (Wine Intelligence, 2019), além de ser a marca de espumante brasileiro mais consumida e a 5º mais importada pelos Estados Unidos (Ideal Consulting, 2020).
Completando 115 anos em 2025, é a vinícola mais antiga em atividade no Brasil. Referência em sustentabilidade, a companhia possui um Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento que, em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil. Suas operações são divididas em quatro unidades de negócio: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo-SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP.

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