De forma descontraída, um conteúdo valioso foi compartilhado com o trade turístico e empresários do Vale Europeu e do Litoral Norte, no 1º Jantar Turismo em Foco, no Alles Park.
O evento no parque temático em Pomerode, abordou cases de sucessos brasileiros e mundiais, e como a iniciativa privada, o poder público e a comunidade podem trabalhar juntos para desenvolver o setor turístico.
Entre os convidados, Luis Grottera, CEO da Rosenberg, Grottera Business & Branding, de São Paulo, que já desenvolveu pelo menos 20 projetos na área de turismo no Brasil nos últimos dez anos, como o Branding do Beach Park, de Fortaleza. O consultor de empresas enalteceu o turismo de Pomerode e falou sobre a cidade ser conhecida como a ‘Pequena Alemanha’.
“A maioria das cidades brasileiras não tem uma ‘tagline’ como Pomerode. Quando se fala ‘Nossa Pequena Alemanha’, é espetacular, porque abre espaço na mente do consumidor, é fácil de entender e cria uma conexão. Mas essa marca precisa ser vendida, e alcançar o mercado turístico. Não pode ficar só na região ou no estado.”
Grottera explicou ainda sobre a necessidade de os destinos investirem em ‘Place Branding’, que é uma estratégia de marketing para projetar imagens e gerenciar percepções sobre lugares. “É preciso trabalhar o turismo profissionalmente para se construir conceitos e ideias vendedoras que fiquem na mente das pessoas.”
O prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, também participou do debate mediado pelo presidente da AVIP, Mani Goede. “Nós estamos colhendo os frutos de um trabalho que vem sendo feito há muitos anos em Pomerode. E vamos continuar desenvolvendo o município para termos uma cidade do jeito que nós queremos e encantar todas as pessoas que vierem para cá”, contextualizou o prefeito.
O vice-prefeito de Gramado e secretário interino de Turismo da cidade gaúcha, Luia Barbacovi abordou o trabalho que o poder público e as entidades precisam fazer com a comunidade sobre a importância do turismo para a cidade. “Não adianta investir sem ter uma cultura focada nisso. O turismo gera receita nas mais variedades atividades, desde a hora que o turista chega na cidade até a hora de ir embora”, frisou.
Depois do debate, os convidados foram participaram de um jantar no espaço Schornstein, com música ao vivo.
Novas atrações do Parque Temático
Durante o evento, também foi apresentado aos participantes as próximas novidades do parque temático como os personagens do Alles Park, uma família composta pelo Opa, Oma, os dois netos, Nêni e Nina, o coelho Flocke e o monstro Smágol.
“Nós lançamos no Dia das Crianças o primeiro livrinho de história, e a ideia é ter uma coleção com os personagens interagindo com as atrações do parque e com as novas atrações que estão planejadas,” contou Gilmar Sprung, sócio do Alles Park.
Além do Teleférico, que vai ligar o parque ao Morro da Turquia e está em fase de licenciamento, mais seis atrações – sendo três importadas – já estão em desenvolvimento e devem ser inauguradas até o próximo semestre. Um dos brinquedos é uma aventura radical e vai surpreender os adultos.
A primeira atração deve estar pronta até o início de novembro. O ‘Bumper-Car’, lembra os conhecidos carrinhos de choque, mas são bem tecnológicos, deslizam com boias ao invés de pneus, e usam laser. Os equipamentos já começaram a ser montados no parque.
O novo atrativo vai ser instalado no local onde era o Spielplatz, que foi desmontado para ocupar uma nova área no parque, onde hoje fica o Fliegl e será a área do bosque com mais atrações. Os novos brinquedos vão encantar ainda mais os visitantes.
Hotel Alles Park
Outra novidade é o Hotel Alles Park que será construído em frente ao parque temático, com cerca de 150 leitos e que já está em fase de Estudo de Impacto da Vizinhança. “Hoje muitos turistas vão embora da cidade no fim do dia, porque Pomerode não tem leito suficiente, e isso é ruim para todos os atrativos. E nós queremos que os turistas fiquem mais tempo por aqui, e para isso nós precisamos oferecer hotel aos visitantes”, finaliza Gilmar Sprung.
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